21 DE ABRIL

Festejo inclui abraço virtual, sessões comemorativas on-line, lançamento de plataforma e de estudo inédito sobre o impacto econômico da Universidade no DF

Celebrações dos aniversários da UnB e de Brasília começam com Abraço Virtual, com demonstrações de amor à Universidade. Arte: Igor Outerial/Secom UnB

Na próxima semana, Brasília e a UnB estão de aniversário: dia 21 de abril marca a data de inauguração da capital, em 1960, e da Universidade, dois anos mais tarde. Mesmo com o isolamento social imposto para frear a pandemia do novo coronavírus, a instituição preparou uma programação com atividades em homenagem às duas "irmãs", que completam, em 2020, 60 e 58 anos, respectivamente.

"A Covid-19 alterou radicalmente nossa rotina e os planos que tínhamos para esta data, mas isso não significa que devemos deixar de celebrar. Pelo contrário: a situação evidenciou ainda mais a importância da UnB e como nossa instituição está profundamente envolvida na busca de soluções aos problemas da cidade e do Brasil", disse a reitora Márcia Abrahão.

"Por isso é tão importante a participação de todos nas comemorações, ainda que a distância", reforça. As celebrações começam na próxima terça-feira (21), com um Abraço Virtual. As redes oficiais da UnB e a UnB TV divulgarão, a partir deste dia, vídeos com declarações de amor à Universidade. A comunidade está convidada a gravar mensagens de até 20 segundos respondendo à pergunta: "Por que a UnB está no seu coração?"

>> Veja como enviar seu vídeo!

Na quarta-feira (22), será realizada uma sessão comemorativa on-line da Comissão UnB nos 60 anos de Brasília. Formada por membros da comunidade acadêmica e representantes de entidades da sociedade civil, o grupo foi criado para discutir a UnB, a cidade e a relação entre ambas. Um dos resultados das reuniões realizadas pela Comissão foi a publicação do edital UnB nos 60 anos de Brasília pelo Decanato de Extensão, que recebeu 22 propostas de projetos de diversas unidades acadêmicas.

HOMENAGENS – Na sessão comemorativa de quarta, às 15h, estão previstas uma apresentação cultural, falas sobre a atuação da UnB no combate à Covid-19 e homenagens de representantes das instituições com assento na comissão.

As celebrações continuam na sexta-feira (24), com uma sessão especial do Conselho Universitário (Consuni). Na ocasião, o colegiado deve elaborar uma carta da UnB para Brasília. Também será realizado o lançamento da plataforma on-line UnB Pesquisa, que vai permitir a busca rápida por pesquisadores e suas especialidades. "Com o uso de palavras-chave ou nomes de pesquisadores, qualquer pessoa pode ter acesso rápido e simples a informações sobre a produção científica e tecnológica da UnB, inovações, propriedade intelectual e infraestrutura laboratorial, entre outras", enumera a decana em exercício do Decanato de Pesquisa e Inovação, Cláudia Amorim.

PESQUISA – Ainda como parte das celebrações, a Universidade vai lançar uma pesquisa sobre os impactos econômicos da instituição no DF e no Brasil. Feito por pesquisadores da Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas (Face/UnB) e da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), a pedido do Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO), o estudo traz números inéditos sobre o assunto.

"A UnB desempenha com excelência a sua missão institucional, formando profissionais e pesquisadores, fazendo pesquisa e extensão, que contribuem para o desenvolvimento da sociedade. Mas, para além disso, também contribuímos para o PIB do DF e geramos importante volume de arrecadação de impostos e empregos na região na região e no país. Com a pesquisa, conseguimos quantificar isso", resume a decana do DPO, Denise Imbroisi. O lançamento será feito por meio de uma live com a reitora e um dos pesquisadores responsáveis pelo estudo, no dia 28 de abril, às 11h.

Confira a programação de aniversário e participe!

21/4 – Abraço virtual à UnB

22/4, às 15h – Sessão comemorativa da Comissão UnB nos 60 anos de Brasília

24/4, às 14h30 – Sessão solene do Consuni em homenagem ao aniversário da cidade e da UnB

28/4, às 11h – Live de lançamento da pesquisa Impacto Econômico da UnB no Distrito Federal e no Brasil (transmissão pelo canal da UnBTV no YouTube da UnBTV)