RETOMADA ACADÊMICA

Material reúne informações que podem facilitar a vida de estudantes e docentes nessa experiência inédita para a Universidade

Pandemia de covid-19 impôs mudanças na rotina de alunos e professores. Arte: Camila Gentil/Secom UnB

Após intenso processo de preparo e ambientação para a nova realidade imposta pela pandemia de covid-19, a UnB retomou as atividades acadêmicas em 17 de agosto, em modo remoto emergencial. Para o retorno, a Universidade adota postura flexível, especialmente considerando a novidade do formato de aulas não presenciais e eventuais dificuldades técnicas, relacionadas ao acesso à internet e outros imprevistos. Por isso, o Decanato de Ensino de Graduação (DEG) lançou uma cartilha para nortear o percurso de estudantes e professores neste semestre letivo.

>> Acesse a cartilha de orientações para o retorno às atividades não presenciais

O material de orientação foi produzido pela comissão de acompanhamento, orientação e suporte técnico da implementação e execução de atividades não presenciais e emergenciais nos cursos de graduação, nomeada pela Câmara de Ensino de Graduação (CEG/DEG). O texto apresenta informações a dúvidas da comunidade universitária identificadas pela comissão.

As orientações buscam facilitar o processo de ensino remoto emergencial. Imagem: Reprodução

Os professores são orientados, por exemplo, a fornecer o plano de ensino, logo nas primeiras aulas, para que os alunos possam ter uma noção de como cada matéria será levada ao longo do período letivo. Aos estudantes é sinalizada a necessidade de habilitar o e-mail institucional, para que as funcionalidades oferecidas para a execução das aulas possam ser utilizadas.

>> Comunidade acadêmica deve ativar e-mails institucionais para melhor andamento das atividades

TROCAS DE EXPERIÊNCIAS – Também é sugerido aos professores que sejam realizadas reuniões de grupo, de departamento ou outras instâncias acadêmicas, a cada 30 ou 45 dias para que sejam discutidos e compartilhados os problemas e os sucessos da experiência virtual. As discussões levantadas devem ser apresentadas aos colegiados ou também divulgadas aos docentes da unidade, para melhorar esse novo processo de ensino não presencial. Aos estudantes as reuniões também são incentivadas a fim de promover debate para aprimorar os processos neste momento.

“A cartilha tem a ver com necessidade da própria comunidade, identificada a partir da comissão da Câmara de Ensino de Graduação, de mostrar, a partir de estudantes, coordenadores e professores, visões sobre o que tem acontecido. É uma forma de apresentar da comunidade para a comunidade”, comenta o professor Sergio Antônio Andrade de Freitas, decano de Ensino de Graduação.

Professores também recebem orientações por meio da cartilha. Imagem: Reprodução

PLATAFORMAS  –  A Universidade conta com o auxílio das plataformas Aprender e Teams (do Microsoft 365) para realização das aulas. No Teams, por exemplo, os professores cadastram os estudantes nas equipes das disciplinas e, caso isso não ocorra, um código será gerado para que os matriculados acessem a aula. O e-mail institucional é essencial para usar as ferramentas do Microsoft 365.

>> Saiba como tirar dúvidas sobre plataformas de ensino remoto da UnB

Equipe de tutores e centro de atendimento on-line do Centro de Ensino à Distância (Cead) auxiliam professores e estudantes no uso das ferramentas digitais. O Núcleo de Apoio às Atividades Acadêmicas Remotas conta com tutores que podem responder as demandas técnicas dos estudantes, de técnicos e professores sobre as plataformas Aprender e Teams. Para tirar as dúvidas é necessário enviar um e-mail, de acordo com a área do curso, para os seguintes endereços: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

O projeto Rotas de Inovação Universitária do Cead oferece tutoriais e lives com um conteúdo voltado para a adaptação às plataformas mais usadas. Para tirar dúvidas o e-mail para contato é o Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Docentes da Faculdade UnB Gama (FGA) também produziram uma série de vídeos para auxiliar as aulas remotas.

SAÚDE MENTAL – Caso seja necessária alguma medida de apoio à saúde mental, a Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária (Dasu/DAC) está promovendo várias ações de suporte. Para entrar em contato, basta enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou ficar de olho no perfil do instagram e na página de atividades para mais atualizações.

>> Saiba mais: UnB oferta apoio psicológico à comunidade universitária durante a pandemia