RETOMADA DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS

Equipe de tutores e centro de atendimento on-line do Cead auxiliam professores e estudantes no uso de ferramentas digitais

Tutores estarão à disposição de segunda a sexta-feira para sanar dúvidas por e-mail. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

Uma equipe de aproximadamente 400 tutores vai auxiliar professores e estudantes que estejam com dificuldades ou tenham dúvidas na utilização dos ambientes e aplicativos virtuais para o andamento das aulas do semestre. O atendimento, realizado por e-mail, já está disponível. A iniciativa faz parte do conjunto de ações da UnB para a ambientação da comunidade neste momento de retomada das atividades acadêmicas, suspensas em março, em razão da pandemia de covid-19.

Esta equipe forma o Núcleo de Apoio às Atividades Acadêmicas Remotas, que contará com tutores disponíveis de segunda a sexta, das 8h às 19h, para responder aos e-mails da comunidade. Para facilitar, as dúvidas serão recebidas por quatro e-mails diferentes, de acordo com as Áreas de Conhecimento: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.,Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

>> Com retomada do semestre letivo, DEG orienta comunidade

“Nós temos 150 tutores bolsistas, 120 da graduação e 30 da pós-graduação. Teremos também 250 voluntários que ainda estão no processo de triagem dos documentos enviados no processo seletivo. Inicialmente, todos trabalharão na resposta de demandas e na formação continuada, enquanto continuam respondendo às dúvidas”, explica Diego Madureira, membro da comissão permanente da Política Integrada da Vida Estudantil.

Os tutores são coordenados por dez professores voluntários, chamados de orientadores. Elaine Pereira, professora do Colegiado de Bases Biológicas e da Saúde da Faculdade UnB Ceilândia (FCE), é uma das orientadoras. “A minha equipe já está orientada para tirar dúvidas da comunidade acadêmica sobre o funcionamento básico das plataformas Aprender, no Moodle, e do Teams”, avisa Elaine.

Fernanda integra a equipe de tutores que vai auxiliar a comunidade acadêmica. Foto: Arquivo Pessoal

Estudante do quinto semestre de Fonoaudiologia, Fernanda Lobo é uma das tutoras por trás das telas, respondendo a questionamentos da comunidade.

“Antes do treinamento eu não sabia que o Moodle tinha tantas funcionalidades além de subir um pdf ou criar um fórum”, explica a estudante, que também se surpreendeu com a qualidade dos vídeos que podem ser rodados pelo Aprender 3 .

SEGUNDA FRENTE – Além do Núcleo, o Centro de Educação à Distância (Cead), que é o órgão responsável pela administração e suporte do ambiente virtual de aprendizagem Aprender, também vem oferecendo, desde julho, auxílio para uso da plataforma por meio de central de atendimento on-line.

"Já temos um trabalho bem importante desenvolvido há quase um mês e que antecedeu este grupo que entra agora dando apoio por área de conhecimento. São duas estruturas que atuarão próximas, pois as demandas que não forem resolvidas pela equipe do Núcleo de Apoio serão encaminhadas para esta central de atendimento", explica a docente Letícia Lopes Leite, diretora do Cead.

A central de atendimento on-line é composta por alunos de graduação e de pós-graduação selecionados por meio de edital. Nos primeiros dias de funcionamento, chegou a registrar média de mais de 150 atendimentos efetuados com sucesso. O serviço funciona de segunda à sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e pode ser acessado por este link

O e-mail institucional do Aprender (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) continua disponível para toda a comunidade acadêmica como outra forma de solucionar dúvidas. Ademais, o Cead também disponibiliza uma série de materiais e tira-dúvidas sobre os ambientes virtuais disponíveis para estudantes e professores.