INGRESSO

Para obter a grade curricular do primeiro semestre letivo, estudante deve realizar a matrícula em disciplinas pelo portal Matrícula Web

Depois da festa pela aprovação e do registro acadêmico, há mais etapas pelas quais passar. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

Mais de 3,5 mil ingressantes tornaram-se calouros da Universidade de Brasília após efetivar o registro acadêmico nas duas primeiras semanas de julho. Agora, os estudantes devem obter o número de matrícula para, então, confirmar a matrícula em disciplina – etapa necessária para fechar a grade curricular do primeiro semestre de curso.

O número de matrícula deve ser obtido pela internet entre os dias 18 e 24 de julho. Essa é a informação individual e intransferível que identifica o aluno junto à UnB durante toda a graduação. Caso haja problemas em obter o número, basta encaminhar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. informando a situação. Nesse caso, é preciso anexar cópia da identidade e do CPF à mensagem.

Já a matrícula em disciplina começa às 18h do dia 25 de julho e termina às 8h do dia 29 de julho. A etapa é on-line, pelo portal Matrícula Web, e o passo a passo está disponível na página de boas-vindas. Neste momento, o calouro deve confirmar as disciplinas que constam em sua oferta, não sendo possível incluir ou retirar disciplinas pela internet. Feito isso, basta aguardar o resultado de matrícula, disponível a partir de 31 de julho. O resultado confirmará a grade final das disciplinas a serem cursadas pelo estudante no semestre.

Datas importantes para o começo do 2º/2019. Arte: Marcelo Jatobá/Secom UnB

“Para esta etapa, o calouro já tem vaga garantida nas disciplinas em que está pré-matriculado. A ordem de solicitação não interfere no resultado. O importante é que ele confirme a oferta dentro do prazo estipulado”, esclarece Francisco Santiago, chefe do Serviço de Orientação e Supervisão das Unidades Avançadas da Secretaria de Administração Acadêmica (SAA). O servidor reforça, entretanto, que é importante não deixar para fazer o procedimento nos últimos minutos para evitar contratempos.

Após confirmar o resultado de matrícula, é só aguardar o início das aulas, programado para 12 de agosto.

Os calouros estão convidados a participar da aula inaugural #InspiraUnB, momento de acolhimento a ingressantes, docentes e estudantes que retornam às atividades. Para estudantes de curso diurno o #InspiraUnB  será no dia 14 de agosto, e para o noturno, no dia 15 de agosto. A programação completa estará disponível em breve na página de boas-vindas.

Informações detalhadas do processo de ingresso constam na Agenda do Calouro do respectivo processo seletivo: Programa de Avaliação Seriada (PAS), Vestibular para Transferência Facultativa (TF), Portador de Diploma de Curso Superior (DCS) e Vestibular.