INGRESSO

Selecionados por PAS e Transferência Facultativa completaram o processo nesta quarta (10). Aprovados no vestibular devem comparecer aos campi até sexta (12)

Giovanna Guerra vai cursar Artes Visuais e veio completar seu registro no campus Darcy Ribeiro. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

Em uma mistura de sorrisos, abraços e lágrimas, a felicidade dos novos calouros da UnB está estampada por todos os cantos dos quatro campi da instituição. Nesta semana, está acontecendo a fase presencial do registro acadêmico para aprovados para o segundo semestre no Programa de Avaliação Seriada (PAS), nos processos seletivos de Transferência Facultativa (TF), Portador de Diploma de Curso Superior (DCS) e vestibular tradicional. Para dar as boas-vindas, o Serviço de Orientação Universitária (SOU) do Decanato de Ensino de Graduação (DEG) instruiu cerca de 60 estudantes, que auxiliam calouros e suas famílias.

Formada em Pedagogia pela UnB em 1998, a advogada Núcia de Oliveira Cenci deseja que o filho Luan, aprovado em Agronomia, aproveite as oportunidades que a Universidade pode oferecer. “Minha filha está fazendo mestrado em Biologia aqui na UnB e nossa expectativa é que haja mais investimentos para que a instituição cresça e ofereça cada vez mais qualidade à juventude que está chegando”, compartilha.

Com a formação que está prestes a começar, o calouro espera proporcionar inovações às atividades agrícolas desenvolvidas por sua família. “A UnB tem um nome consolidado. Quero me desenvolver neste espaço”, afirma.

Luan e Núcia Cenci: a mãe formada na UnB deseja sucesso ao filho que começará sua jornada. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

Ansiosa para conhecer o Instituto de Ciências Biológicas (IB), onde vai cursar a graduação, Ravana Magalhães veio com a mãe ao campus Darcy Ribeiro. “Eu tô bem animada, de verdade! Acho que esta fase será muito boa e especial”, declarou. Dona Evanise Magalhães admite sentir-se realizada com a conquista da filha. “Estou muito feliz! A UnB sempre foi o sonho dela.”

Espalhados pelo campus, os tutores selecionados pelo DEG estão preparados para tirar dúvidas, orientar e, principalmente, acolher os novos colegas e suas famílias. Entre as atividades propostas pela coordenação, os calouros podem fazer um tour pela Universidade e explorar os principais prédios da instituição. De acordo com Mateus de Jesus, estudante do sétimo semestre de Administração, o passeio ajuda aos novatos em suas primeiras semanas.

“A gente tem passado pelos principais prédios, apresentamos o RU [Restaurante Universitário], a BCE [Biblioteca Central] a Reitoria, a FS [Faculdade de Ciências de Saúde], os pavilhões. Como não podemos entrar em todos os espaços, por causa do tempo, alguns lugares nós só apontamos, explicando o que acontece ali”, detalha.

Quando a estudante Vivian Ribeiro, do primeiro semestre de Ciência Política, soube do edital de tutoria, se inscreveu imediatamente. Ela entende que a importância de proporcionar aos colegas o mesmo acolhimento que ela teve durante sua recepção, no início do ano. “Está sendo incrível a experiência. Entrar na universidade é um momento que sonhamos muito, por isso, ficamos ansiosos. É muito importante nos sentirmos bem recebidos”, considera.

Vivian Ribeiro, da Ciência Política, foi bem acolhida e agora faz o mesmo pelos calouros. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

Os tutores revezam-se nas atividades. Enquanto alguns ficam nos postos de informações, outros estão responsáveis pela entrega de kits aos calouros. Os demais reúnem-se no espaço organizado para os novatos registrarem fotos com placas e painéis de referências marcantes aos estudantes. Há uma placa da linha 110, ônibus que vem da Rodoviária para a UnB, uma carteirinha em tamanho ampliado e frases motivacionais.

“Eles vêm na selfie, tiram fotos. Até alguns veteranos participam, usando as plaquinhas que fizemos”, conta Vivian. “É muito emocionante ver como todos estão empolgados, que não deixaram o que tem saído na mídia estragar a experiência que a UnB pode oferecer. A verdade é que não somos balbúrdia”, completa.

Contornado por frases feitas pela comunidade, o Mural dos Sentimentos foi organizado no ala sul do ICC para que todos possam expressar suas experiências na UnB. Em outro mural, o SOU espera que os estudantes assinem e compartilhem suas origens. Os murais estão próximos aos anfiteatros, onde acontecem registros.

Buscando ampliar a identificação dos novos estudantes com a Universidade, o SOU preparou uma novidade para esta recepção. “Nós pedimos que os tutores produzissem cartas de acolhimento aos estudantes. Hoje eles estão passando pela Universidade distribuindo as cartas aos familiares ou lendo para eles”, conta a psicóloga escolar da coordenação, Lígia Libâneo.

Mural dos Sentimentos é espaço para extravasar como você sente ao chegar à UnB. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

“A ideia é ter este acolhimento por meio das palavras, de experiências, dicas e conselhos dados a quem está chegando e, principalmente, que eles dessem as boas vindas”, ressalta.

De acordo com o estudante do quinto semestre de Ciências Contábeis, Rafael Barros, as cartas foram uma oportunidade de compartilhar as transformações e progressos adquiridos na Universidade, além de promover contato com o público que vem de áreas periféricas.

“Pra mim foi importante, porque eu vim da periferia e fico feliz quando vejo mais pessoas destes espaços ocupando a UnB. Fico muito orgulhoso de ver essa diversidade, e foi isso que eu mencionei em minha carta."

DATAS  Conforme programação divulgada anteriormente, nesta quarta terminou o registro de aprovados por PAS e Transferência Facultativa. Nesta quinta (11), começa o registro presencial dos estudantes aprovados pelo vestibular e portadores de diploma. Para esses, o registro segue até as 18h desta sexta-feira (12). A etapa é obrigatória para garantir a vaga conquistada por meio da aprovação no processo seletivo.

*estagiário de Jornalismo na Secom/UnB.