NOVIDADES

Este é o segundo semestre em que o processo acontece juntamente ao da graduação. Em reunião sobre melhorias para mestrados e doutorados da UnB, decana Helena Shimizu pediu à comunidade mais adesão

Decana de Pós-Graduação Helena Shimizu orientou coordenadores e secretários da pós-graduação sobre novidades para o 1º/2018. Foto: Amália Gonçalves/Secom UnB

A matrícula on-line em disciplinas da pós-graduação para o primeiro semestre de 2018 começa à 0h desta segunda-feira (19). A adesão dos cursos de mestrado e doutorado ao sistema Matrícula Web aconteceu ainda em 2017. Em reunião com representantes dos programas de pós da UnB nesta sexta-feira (16), a decana do DPG, Helena Shimizu, orientou os coordenadores a reforçarem a utilização da ferramenta. “É importante que os programas façam a divulgação do procedimento de matrícula on-line e transmitam isso aos orientadores”, disse.

Uma das justificativas para utilização do Matrícula Web pela pós-graduação é modernizar e facilitar os procedimentos administrativos. “Com a matrícula pela internet, o aluno pode fazer melhor gestão de seu próprio curso e acompanhar seu histórico, de maneira ágil e a partir de diferentes lugares”, reforça a decana. A senha de acesso à plataforma deve ser solicitada pelo portal aluno.unb.br.

Os estudantes terão até as 18h de domingo (25) para executar a etapa, obrigatória para que o estudante não seja desligado de seu respectivo programa. Até sexta-feira (23), as secretarias acadêmicas realizarão atendimento presencial para quem tiver dificuldade, sobretudo para novos alunos que ainda não estiverem registrados no sistema.

Em seguida, as secretarias dos programas deverão emitir a matrícula no Sistema dos Programas de Pós-Graduação (Sippos) e entregá-la aos orientadores, nos dias 26 e 27 de fevereiro. É necessário que os orientadores estejam cadastrados no sistema. Os docentes poderão fazer ajustes na matrícula de seus orientandos de 28 de fevereiro a 1º de março. O resultado final da matrícula poderá ser visualizado pelo Matrícula Web no dia 3 de março.

>> Confira o calendário de matrícula da pós-graduação do 1º/2018

MELHORIAS Em 2018, os programas de pós-graduação (PPGs) da Universidade de Brasília trazem outras novidades. Uma delas é a atribuição da gerência das bancas de qualificação e defesa aos próprios programas. A medida passa a valer a partir de 30 de abril. A mudança já havia sido discutida pelo Decanato de Pós-Graduação (DPG) e foi formalizada a coordenadores e secretários acadêmicos dos programas na reunião de sexta-feira (16).

Anteriormente, a composição e marcação das bancas de mestrado e doutorado passavam por aprovação do DPG, o que conferia mais etapas ao processo. Para a decana Helena Shimizu, a transferência de responsabilidade aos programas trará avanços na gestão dos fluxos de trabalho. “Essa descentralização visa dar maior agilidade e autonomia aos PPGs”, avalia.

Até a data da implementação, o decanato tem trabalhado na adequação do Sippos, por onde o procedimento de autorização das bancas é realizado. Uma dessas soluções envolve a atualização do campo de credenciamento de orientador. Além disso, serão criados bloqueios para agendamento das bancas para alunos que ultrapassarem o tempo máximo de permanência nos programas e não formalizarem a prorrogação do prazo. O bloqueio se estenderá àqueles que estiverem em condição de desligamento.

Márcio Botelho acredita que descentralização trará maior agilidade no processo de marcação das bancas. Foto: Amália Gonçalves/Secom UnB

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Animais, Márcio Botelho vê com bons olhos a novidade. “Às vezes, a pós-graduação tem uma velocidade de demanda diferente do DPG. Com a autonomia, os programas terão melhores condições de atender os estudantes”, acredita. Carolina Greve, assistente administrativa do PPG em Antropologia, também elogiou a iniciativa. “Conseguiremos fazer o processo inteiro dentro do instituto, assim as bancas poderão ser definidas sem depender de tantas etapas.”

COMPOSIÇÃO DO QUADRO – Outra mudança, ainda em discussão, é a descentralização do credenciamento de docentes nos programas. A decana Helena Shimizu considera esta uma definição importante para conferir maior autonomia aos cursos de mestrado e doutorado da instituição na gestão de seu corpo docente.

Ela enfatizou que os PPGs deverão estabelecer seus próprios critérios de credenciamento e descredenciamento, os quais deverão ser aprovados pela Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação (CPP). “Critérios publicizados e bem discutidos nos ajudarão a desenvolver uma cultura de transparência na pós-graduação”, afirma. O assunto será retomado em outras reuniões e encaminhado para deliberação na CPP.

Também é foco das ações do DPG para os próximos anos a internacionalização dos programas de pós-graduação. Para ampliar o alcance global dos cursos e fomentar melhorias nas avaliações feitas pela Capes, o decanato pretende viabilizar a tradução dos sites dos programas. O levantamento e o diagnóstico das páginas existentes já foi realizado. “Agora estamos trabalhando junto com a Secretaria de Comunicação na padronização e institucionalização destes sites”, informa a decana.

Shimizu ressaltou ainda que, no dia 4 de abril, será realizado o desligamento de estudantes da pós-graduação que durante o 2°/2017 se enquadraram nos critérios previstos no artigo 31 da resolução que regulamenta os PPGs. A listagem dos alunos nessa situação já foi divulgada pela Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) aos programas. Os coordenadores terão até o dia 28 de fevereiro para entregar, à análise do DPG, eventuais justificativas para não desligamento.