RECONHECIMENTO

Instituição teve representantes entre os primeiros lugares em duas categorias

A instituição foi reconhecida em duas categorias, Livros de Economia e Teses de Doutorado, com pesquisas de professor e de aluno egresso. Foto: Beatriz Ferraz/Secom UnB

 

A Universidade de Brasília teve dois destaques no XXVI Prêmio Brasil de Economia, divulgado recentemente. José Luís Oreiro, professor do Departamento de Economia (Face/UnB), levou o primeiro lugar na categoria Livros de Economia; e Artur Henrique Santos, egresso do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGECO), foi o segundo colocado na categoria Teses de Doutorado. Realizada pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon), a premiação foi pensada para estimular economistas e estudantes da área, e, em especial, pesquisas sobre investigação econômica em geral, e aquelas relacionadas ao conhecimento da realidade brasileira. 

 

PRIMEIRO LUGAR – Organizada por Oreiro juntamente com os economistas Luiz Fernando de Paula e Rogério Sobreira, a obra Moeda e Sistema financeiro é uma coletânea de artigos inéditos sobre o trabalho de Fernando Cardim de Carvalho, professor emérito do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), falecido em maio de 2018. O livro destaca a importância dos estudos de Carvalho para difundir o pensamento keynesiano no país, o que justifica a detalhada análise de sua produção bibliográfica. 

O professor José Oreiro acredita que o prêmio reconhece também a consistência de seu trabalho. Foto: Amália Gonçalves/Secom UnB

 

“Essa obra é, antes de mais nada, uma homenagem póstuma que eu e outros colegas economistas prestamos ao homem que foi nosso líder intelectual e fonte de inspiração, como profissional de economia e como ser humano. Cardim era um grande economista, um excelente professor e uma pessoa muito afável no trato”, completa Oreiro.

 

Para o docente, o prêmio reconhece a excelência com a qual ele tem conduzido seu trabalho e pesquisas na área dos estudos econômicos, mais especificamente na teoria keynesiana. 

 

O professor ainda destaca que, para a Academia Nacional de Economia, esse prêmio é uma indicação sobre a importância da obra de Fernando Cardim de Carvalho. “Parafraseando Isaac Newton, se eu e os demais economistas da minha geração pudemos ir tão longe é porque nos apoiamos sobre os ombros de gigantes. Claramente Fernando foi um dos gigantes do pensamento econômico no Brasil dos últimos 30 anos”, avalia.

 

>> Relembre aqui: Professor da UnB recebe prêmio por livro de Economia

 

DE OLHO NA PRÁTICA – Egresso do Programa de Pós-Graduação em Economia, Artur Henrique Santos ficou em segundo lugar na categoria Teses de Doutorado. Sua pesquisa Seguro-Desemprego: Avaliação Sobre o Seguro ao Trabalhador Formal e o Seguro-Defeso faz uma análise detalhada sobre as políticas de seguro-defeso e seguro-desemprego. Nela, Artur investiga incentivos criados pela legislação e avalia a efetividade desses programas, estimando os fatores explicativos do gasto e propondo reformas na política pública. 

Em sua tese, Artur Santos oferece propostas para políticas públicas com o objetivo de realinhar incentivos propostos pela legislação. Foto: Arquivo pessoal

 

“Ter a tese premiada pelas avaliações de especialistas externos e independentes, em um concurso com trabalhos de todo o Brasil, é um grande reconhecimento e uma sensação de dever cumprido”, diz Artur. Ele escolheu a temática para suprir as lacunas de avaliação das políticas de seguro-defeso e seguro-desemprego, e contribuir para a melhora do gasto público.

 

“O modo mais direto de promover a melhoria da qualidade do gasto público é realizar avaliações de políticas públicas. Somente com a avaliação é possível analisar a eficácia, a eficiência e a equidade das ações do Estado, e promover decisões racionais sobre as políticas públicas”, defende.

 

Artur Santos destaca ainda a importância dos professores do Departamento de Economia da UnB Paulo Roberto Loureiro, seu orientador, e Mauricio Bugarin, seu coorientador, na elaboração da tese. A pesquisa sugere alterações nas regras do seguro-desemprego, com a intenção de realinhar os incentivos criados pela legislação e promover um comportamento contracíclico dos gastos.

 

Leia também:

>> Restrição no acesso à água em regiões do DF dificulta o combate à covid-19, aponta projeto

>> Decanato de Ensino de Graduação traz orientações para o início do semestre

>> UnB adia provas do PAS 1 e 2 

>> Universidade assina contrato para obra no Instituto de Geociências

>> UnB, Embrapa e Krilltech assinam acordo de propriedade intelectual

>> Nova decana de Administração pretende otimizar processos e investir na qualificação de técnicos

>> Grupo de pesquisa desenvolve ferramentas inéditas para aprimorar o SUS em Goiânia

>> Editais de auxílio alimentação e de apoio à inclusão digital recebem inscrições até 5 de fevereiro

>> Departamento de Matemática promove atividades da tradicional Escola de Verão

>> Disciplina alia ciência à busca pelo autoconhecimento

>> UnB disponibiliza ultracongeladores ao GDF

>> Estudantes da UnB criam projeto que oferece aulas gratuitas para o PAS

>> Especialistas comentam: as vacinas contra covid-19 são seguras?

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> Cepe aprova resolução com regras para o próximo semestre

>> Em webinário, DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.