RECONHECIMENTO

Professor da UnB recebe homenagem por relevante contribuição na área biológica

Foto: Edu Lauton/UnB Agência

O professor Emérito da Universidade de Brasília Isaac Roitman acaba de ter sua trajetória acadêmica reconhecida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Em cerimônia nesta terça-feira (5), no Rio de Janeiro, o docente recebeu o título de Pesquisador Emérito da instituição. É o quarto docente da UnB a ser homenageado, desde que o prêmio foi instituído, em 2005.

“É uma honra e um privilégio. Significa o reconhecimento da principal agência de fomento à pesquisa do Brasil aos trabalhos de pesquisas e formação de recursos humanos de graduação e pós-graduação”, comemora Roitman. Segundo ele, isso ajuda a consolidar o trabalho desenvolvido na instituição.

RECONHECIMENTO – O título de Pesquisador Emérito é concedido pelo CNPq a pesquisadores brasileiros ou estrangeiros, radicados no Brasil há pelo menos 10 anos, que tiveram importantes contribuições para o fomento à pesquisa no país.

O prêmio leva em consideração o renome do pesquisador junto à comunidade científica e sua produção científico-tecnológica, composta por artigos científicos, livros, capítulos de livros, orientações em cursos de pós-graduação, participação em academias nacionais e internacionais, patentes registradas, prêmios e láureas recebidos.

TRAJETÓRIA – Isaac Roitman começou a escrever sua história na UnB em 1972, quando ainda era professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e chegou para implantar o Laboratório de Microbiologia.

Dois anos depois, decidiu ficar definitivamente na Universidade. Desde então, além de professor, foi chefe do Departamento de Biologia, coordenador da Pós-Graduação e decano de Pesquisa e Pós-Graduação.

Mesmo aposentado desde 1995, ocupou outros cargos na instituição. Atualmente é presidente do Comitê Editorial da Revista Darcy e coordenador do Núcleo de Estudos do Futuro (n-Futuros), vinculado ao Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM).

Roitman possui formação em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC), pós-graduação em Microbiologia na UFRJ, além de quatro pós-doutorados em Microbiologia pela Pace University, Hebrew University at Jerusalem, University of Kent e University of Sussex.

Além de Roitman, outros oito pesquisadores receberam o título de Pesquisador Emérito na solenidade realizada nesta terça-feira (5), data de aniversário do CNPq.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.