HOMENAGEM

Docente é reconhecido internacionalmente por desenvolver a equação diferencial elíptica, usada para prever movimentos de placas tectônicas

Foto: Amália Gonçalves/Secom UnB

A Universidade de Brasília concedeu, na última terça-feira (5), o título de Professor Emérito ao doutor em Matemática Djairo Guedes de Figueiredo. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Djairo cursou mestrado e doutorado em Matemática pelo Courant Institute of Mathematical Sciences New York University (Estados Unidos). Desenvolveu pesquisas nas áreas de métodos variacionais, equações semilineares, equações diferenciais parciais e equações elípticas.

No auditório da Finatec, a professora Liliane de Almeida Maia, do Departamento de Matemática (MAT) da UnB, proferiu o discurso de abertura da cerimônia e enfatizou a trajetória do homenageado.

Acompanhado pela esposa Maruja, Djairo agradeceu aos presentes pelo reconhecimento e relembrou momentos importantes de sua carreira. Em 1961, foi convidado pelo então reitor da UnB, Darcy Ribeiro, para implementar com outros docentes o Departamento de Matemática. Tornou-se chefe do departamento em 1962 e criou o programa de mestrado em Matemática em conjunto com Geraldo Ávila, professor que também ocupou a reitoria da Universidade em 1985. Djairo citou ainda as parcerias realizadas ao longo de sua profissão com os matemáticos Maurício Matos Peixoto e Marília Chaves Peixoto, na Escola Nacional de Engenharia (ENE), do Rio de Janeiro.

Márcia Abrahão destacou a importância dos trabalhos desenvolvidos pelo mais novo emérito em prol da Universidade de Brasília. "É uma honra para a UnB entregar o título de Emérito ao professor Djairo. Para muitos estudantes e ex-alunos, ele continua sendo um nome de peso", disse.

Dirigindo-se a Djairo, a reitora ressaltou o trabalho pioneiro do homenageado à frente do MAT. "O Departamento de Matemática é protagonista no Brasil e exemplo de dedicação por parte dos professores, técnicos e estudantes. Naquele início, quando não tínhamos nem prédios nem salas, você já mostrava como poderíamos fazer a diferença, como poderia ser o futuro desta Universidade", arrematou Márcia.

Compuseram a mesa de apresentação os diretores do Instituto de Ciências Exatas (IE), Gladston Luiz da Silva e Rui Seimetz, e a reitora da Universidade, Márcia Abrahão.

*Estagiária da Secom da Faculdade UnB Planaltina.