INFORME SEMANAL

Além da forte atuação em pesquisas contra a covid-19, Universidade oferece cursos para apoiar profissionais e comunidade em geral

Na primeira semana de julho, o Comitê Gestor do Plano de Contingência da Covid-19 (Coes) da UnB publicou a nona edição do seu boletim semanal, lançado em maio. O principal destaque da publicação dessa vez é a decisão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UnB em retomar o calendário acadêmico do primeiro semestre de 2020 a partir de agosto, com atividades realizadas de maneira remota. Nas próximas semanas, o Cepe continua a definir detalhes desta retomada.

>> Acesse aqui a nona edição do boletim Coes

Outro assunto abordado nesta edição do boletim é o anúncio do curso de atendimento psicológico on-line, ministrado pela professora Silvia Lordello, do Instituto de Psicologia. A capacitação é voltada para psicólogos, voluntários e estagiários, psicólogos formados na UnB (no segundo semestre de 2019) e psicólogos do Instituto Mãos Amigas (IMA). São 80 vagas. O curso é uma das ações do Subcomitê de Saúde Mental e Psicossocial para auxiliar no atendimento de familiares que morreram na pandemia. O subcomitê vem desempenhando várias atividades com esse enfoque.

A professora Larissa Polejack, diretora de Atenção à Saúde da UnB e diretora do Subcomitê de Saúde Mental do Coes, avalia que o atendimento on-line tem sido fundamental em tempos de distanciamento físico. "É a forma de levar cuidado às pessoas que estão precisando. Esse curso serve para orientar todos os psicólogos que estão atendendo, em relação a questões éticas, cuidados e possibilidades. Outro objetivo é capacitá-los a também trabalhar questões clínicas como luto, ansiedade, depressão”, explica.

Professora Larissa Polejack, diretora do Subcomitê de Saúde Mental e Apoio Psicossocial do Coes, falou sobre a importância do apoio psicológico na pandemia. Foto: Arquivo Pessoal

Para os atendimentos em saúde mental, há dois grupos de atendimento psicológico voltado a familiares de pessoas que perderam algum ente querido de covid-19. Neles participam pessoas de Brasília e também de outros estados.

Outra frente do trabalho do Coes relatada no boletim é o amparo à comunidade universitária no exterior, que tem sido acompanhada e recebe com frequência boletins da Secretaria de Assuntos Internacionais (INT). Até o dia 8 de julho, 141 docentes, técnicos e discentes permaneciam em 22 países no exterior.

O trabalho de manutenção dos banheiros feito pela Prefeitura da UnB também prossegue, restando apenas 18% das instalações a serem revisadas. O boletim mencionou ainda o trabalho desempenhado pela Secretaria de Comunicação da UnB na divulgação de conteúdos informativos relacionados à pandemia. Entre março e junho de 2020, foram publicadas 135 matérias nos sites de notícias e de jornalismo científico, com quase meio milhão de acessos.

PANORAMA DA PANDEMIA – Dados do mais recente boletim do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) revelam que o Brasil já ultrapassou 70 mil mortes por covid-19. No continente africano, a doença continua avançando e entre os países, a África do Sul é o que possui o maior número de casos detectados, devido à maior capacidade dos laboratórios na identificação. Na China, ainda aparecem alguns casos do novo coronavírus e o país se esforça para conter a sua transmissão. Na Índia e na Rússia, a covid-19 ainda está se propagando de maneira intensa.

O mundo se mobiliza na busca por vacinas e muitas já estão em fases de teste em seres humanos. A UnB também participa dessa testagem e, para isso, está se organizando para fazer uma parte do estudo no Distrito Federal.

No Brasil, alguns estados já demonstram abertura dos comércios e serviços, no entanto, a doença está se interiorizando e continua se espalhando nas periferias. O nono boletim do Coes, no entanto, alerta para a necessidade de contestar essas medidas de reabertura no Judiciário. Leia a íntegra do documento.