COMUNIDADE

Parceria com o Sesc-DF, tradicional prova de revezamento 25 Horas Nadando reuniu mais de mil nadadores em dois dias de evento

Mais de 1.300 nadadores percorreram cerca de 600 mil metros durante 25 horas de evento na piscina do Centro Olímpico. Foto: Vagner Carvalho/Sesc-DF

Uma emocionante parceria entre a Universidade de Brasília e o Serviço Social do Comércio (Sesc) DF agitou as águas do parque aquático do Centro Olímpico, no campus Darcy Ribeiro, neste fim de semana. A 27ª edição do 25 Horas Nadando, tradicional competição aquática de revezamento, teve início no sábado (16), às 10h, e terminou no domingo (17), às 11h. No total, 1.384 nadadores profissionais e amadores, de 17 instituições, participaram do desafio.

A metragem total percorrida pelos atletas, somada, alcançou a impressionante marca de 617,80 mil metros. Cada raia tinha a capacidade de receber até 150 atletas, representando uma diversidade de academias, equipes, instituições e escolinhas de natação da capital federal.

Reitora Márcia Abrahão compareceu aos dois dias de evento, exaltou a presença da comunidade no CO e entregou premiações. Foto: Vagner Carvalho/Sesc-DF

A reitora Márcia Abrahão fez a entrega das medalhas aos representantes das instituições vencedoras, ao lado do diretor de Programas Sociais do Sesc-DF, Guilherme Reinecken.

“Um evento como esse, 27 anos já de tradição, de parceria também do Sesc e da Universidade de Brasília, incentiva o esporte, fomenta o esporte, é bom demais ver essa galera nadando assim”, disse, antes de complementar:

“É muito bom ver a sociedade aqui dentro, mais de 1.300 pessoas, de todas as idades, desde os dois anos até 92 anos, e incentivar o esporte e a saúde, que é o que nós temos que fazer, e tudo isso com base científica, que é o que nós fazemos.” Na UnB, o evento é coordenado pelo professor Paulo Henrique Azevêdo, do Laboratório Gesporte, da Faculdade de Educação Física (FEF). Ele elogiou o caráter comunitário da competição.

"O 25 Horas Nadando transformou-se, ao longo dos anos, em uma das mais efetivas manifestações esportivas aquáticas do Brasil, sendo de caráter predominantemente social e acolhendo nossa comunidade nas dependências da UnB e oferecendo momentos inigualáveis de saúde e lazer."

Professor da FEF, Paulo Henrique Azevêdo esteve à frente da organização do 25h Nadando por parte da UnB. Na imagem, ele aparece ao lado do nadador de maior idade do evento. Foto: Vagner Carvalho/Sesc-DF

O evento contou com uma raia especialmente designada para pessoas com deficiência, com o apoio essencial do Hospital Sarah, Associação de Centro de Treinamento de Educação Física Especial (Cetefe) e Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade (APABB). Houve ainda uma raia aberta à comunidade, oferecendo a oportunidade para todos aqueles que não tinham uma equipe específica se juntarem à celebração aquática.

O diretor do Sesc-DF, Valcides de Araújo, parabenizou os participantes da maratona. “O Sesc sempre participa, sempre apoia, sempre fomenta o esporte e o lazer, e tem grande satisfação em promover, junto com a UnB, mais uma edição desta, que é uma das maiores e mais importantes competições de natação do Brasil."

Além da competição em si, o evento proporcionou uma verdadeira festa aquática, com gincanas, atividades recreativas, shows musicais, DJ ao vivo e uma variada praça de alimentação.

>> Veja fotos do evento no Flickr do Sesc-DF.

*Do Sesc-DF. Conteúdo publicado originalmente em sescf.com.br.