ESPORTE

Mais de 20 modalidades estão contempladas. Estudantes de graduação e pós podem participar. Inscrições vão até 14 de outubro

Contemplados no Bolsa Atleta em 2017, estudantes Barbara Pereira e Isaac Ligabue subiram ao pódio em competição universitária de tênis. Foto: CBDU

Atletas que representam a Universidade de Brasília em competições oficiais podem concorrer a auxílio financeiro para treinamentos. Publicado nesta semana pela Diretoria de Esporte e Lazer (DEL/DAC), o edital do Programa Bolsa Atleta do Esporte Universitário (PBA-UnB) prevê 110 bolsas em mais de 20 modalidades.

O valor do benefício é de R$ 400 e será concedido por até oito meses. As inscrições vão até 14 de outubro e devem ser feitas por formulário on-line.

O PBA-UnB é exclusivo para estudantes de graduação e pós-graduação matriculados na Universidade. Quarenta vagas (36%) são destinadas a alunos com vulnerabilidade socioeconômica atestada pela Diretoria de Desenvolvimento Social (DDS/DAC). O programa é financiado pela UnB, com recursos próprios, e pelo Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes).

Entre os objetivos do PBA-UnB estão o desenvolvimento integral dos estudantes-atletas e o estímulo ao esporte de representação. As modalidades ofertadas foram definidas com base nas competições anunciadas nos calendários da Federação do Esporte Universitário do Distrito Federal (Fesu) e da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).

Candidatos às bolsas devem ter, prioritariamente, entre 17 a 25 anos e precisam estar em plena atividade esportiva, comprovada em carta de recomendação do clube desportivo universitário da modalidade. Desempenho acadêmico satisfatório também está entre os requisitos. O atleta deve apresentar Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) igual ou superior a 2,4. Além disso, precisa ter obtido, no mínimo, 50% de aprovação nas disciplinas cursadas no primeiro semestre letivo 2018. Demais requisitos podem ser conferidos no item 3 do edital.

Veja abaixo o quadro das vagas oferecidas pelo Programa Bolsa Atleta da UnB:

Há oportunidades em esportes individuais e coletivos. Arte: João Paulo Alencar/DEL-DAC

Saiba também:

>> Política de ações do DAC quer atrair cada vez mais a comunidade acadêmica para atividades esportivas e culturais

>> Mais informações sobre esportes na Universidade de Brasília