TECNOLOGIA

Objetivo é atrair empreendimentos que fortaleçam o ambiente de inovação da UnB, com oferta de espaço físico e suporte técnico e gerencial

Novo edital de fluxo contínuo recepciona empresas para incubação na Universidade. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

A Universidade de Brasília, por intermédio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), vinculado ao Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT), anuncia o lançamento do mais recente edital para participação no Programa Multincubadora de Empresas. O foco principal é atrair e capacitar empreendimentos inovadores.

O programa oferece suporte técnico e gerencial a empreendimentos. O intuito é auxiliar no desenvolvimento de produtos, processos ou serviços tecnologicamente viáveis (MVP), bem como negócios de impacto que abordam questões sociais prioritárias.

O edital é destinado a startups com alta escalabilidade, spin-offs acadêmicas oriundas da pesquisa científica ou que tenham a intenção de trabalhar com tecnologias da Universidade, desenvolvimento de tecnologias sociais e pequenos empreendimentos com soluções inovadoras em seus portfólios.

O programa permite a entrada de empreendimentos sem CNPJ, assim como empresas simples de inovação (Inova Simples), microempresários individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP).

O edital procura preencher vagas para o processo de incubação, abrangendo propostas tanto nas modalidades sociais quanto tecnológicas, evidenciando o compromisso da Universidade em apoiar iniciativas e impulsionar o ecossistema empreendedor na comunidade.

Gabriel Andrade, analista de empreendedorismo do Programa Multincubadora, destaca: “o compromisso do Programa Multincubadora em apoiar o desenvolvimento de negócios inovadores e de impacto é reafirmado com o lançamento do novo Edital de Fluxo Contínuo. A reformulação do instrumento é uma estratégia para tornar o acesso ao programa menos oneroso, permitindo que mais empreendedores, de dentro e de fora da Universidade de Brasília, possam usufruir do nosso suporte".

"Nossa trilha de desenvolvimento está sendo reformulada para atender a uma ampla variedade de negócios inovadores e, assim, criar um ecossistema dinâmico e diversificado dentro da Universidade de Brasília”, acrescenta Andrade. O processo de incubação está focado em criar um ambiente propício ao desenvolvimento de ideias inovadoras que possam impactar positivamente a sociedade.

João Paulo Longo, coordenador do Programa Multincubadora, ressalta que o novo edital é "um importante instrumento de estímulo às atividades de inovação e de empreendedorismo dentro do ambiente da Universidade de Brasília”.

Os empreendimentos incubados terão acesso a uma infraestrutura física em Brasília, Asa Norte, dentro do Edifício CDT/UnB. Isso inclui salas de reunião, auditório equipado, acesso à internet wi-fi compartilhada, portaria 24 horas, segurança, estacionamento e limpeza predial. A disponibilidade de sala individual ou compartilhada dependerá da modalidade de incubação escolhida e da disponibilidade no momento de ingresso, de acordo com as disposições do edital.

Os interessados devem consultar o edital para garantir que suas propostas estejam alinhadas com os objetivos do Programa. O prazo para inscrições e as demais etapas do processo seletivo estão detalhados no documento oficial disponível para consulta no site oficial do CDT.

>> Acesse aqui o edital

>> Acompanhe o Instagram @programamultincubadora