UnB EM AÇÃO

Mostra científica aproxima a população dos resultados obtidos pela UnB e do que vem sendo feito para combater os efeitos da pandemia. Evento segue até dia 13

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é uma oportunidade para mostrar para a população os projetos desenvolvidos na Universidade. Palestras podem ser conferidas no site Repositório Covid-19 da UnB. Imagem: Divulgação

A UnB participa da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontece de 7 a 13 de dezembro, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. Com um estande no evento, a Universidade está realizando palestras com o intuito de promover aproximação da população com o universo científico e tecnológico. O evento é aberto e gratuito e reúne várias instituições.

Por conta da pandemia de covid-19, medidas de prevenção foram adotadas. O estande da UnB vem focando em atividades não presenciais: as palestras que estão na programação podem ser vistas nos telões do estande ou on-line. Ademais, o número de colaboradores presentes no estande foi reduzido, e todos seguem com uso de máscaras, distanciamento de 1,5 m entre os visitantes e higienização constante das mãos. As palestras podem ser vistas no site Repositório Covid-19 da UnB.

>> Confira as palestras aqui

“A Semana atua como vitrine das ações da Universidade. É uma oportunidade para mostrar como a ciência e a tecnologia podem agir a nosso favor e melhorar nossa qualidade de vida. A SCNT mostra ao público as ações da UnB na busca e efetivação de soluções. Esta edição, em especial, está centrada nas ações da Universidade para conter a disseminação e atenuar os impactos da pandemia de covid-19”, destacou Natasha Alves, assistente em administração que faz parte da equipe do Parque Científico e Tecnológico da UnB (PCTEC).

OPORTUNIDADE – Cláudia Amorim, presidenta do Comitê de Pesquisa, Inovação e Extensão de combate à Covid-19 (Copei) vê na SNCT uma oportunidade de mostrar à população a contribuição da UnB neste período de dificuldade.

Professora Cláudia Amorim destaca que a Universidade não parou neste momento de pandemia. Foto: Divulgação

“A Universidade não parou nem um minuto, e os resultados podem ser vistos exatamente nesta mostra. A pesquisa, que gera inovação, e as ações concretas extensionistas têm contribuído em todas as áreas para superar os problemas impostos pela pandemia e encontrar soluções para a melhor qualidade de vida da população. A SNCT é uma oportunidade para mostrar isso publicamente, com uma comunicação científica mais próxima da população”, completou Cláudia.

A UnB concentrou sua mostra em projetos de combate à covid-19, como o desenvolvimento de vacinas, testes, ensaios clínicos e fármacos; ações de proteção e suporte a populações vulneráveis; ações para saúde mental, teletrabalho, recuperação econômica; desenvolvimento de aplicativos que buscam monitorar o estado de saúde da população; além de muitos outros projetos que têm caráter relevante para o meio acadêmico e social.

AUXÍLIO ESSENCIAL – Para que os projetos pudessem e possam continuar saindo do papel, as doações são essenciais para que a Universidade possa seguir combatendo os efeitos gerados pela pandemia de covid-19. Portanto, a UnB criou um fundo para arrecadar contribuições. O fundo de apoio é uma parceria da UnB com a Finatec para juntar doações para projetos de pesquisa, inovação e extensão com foco no combate à covid-19.

>> Confira: Artistas apoiam mobilização da Universidade de Brasília por recursos contra a covid-19

Pessoas físicas e empresas podem ajudar através do link: https://www.finatec.org.br/doacaoprojetos/form
É possível definir se a doação será feita a um projeto específico ou para o fundo geral. As doações também podem ser feitas por meio de depósito bancário (Banco do Brasil, agência 3382-0, conta 7274-5). Serviços, materiais e equipamentos também podem ser doados, mas é preciso que seja feita uma articulação junto ao Decanato de Pesquisa e Inovação (DPI), por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..