GRAVIDEZ E COVID-19

Pesquisa do HUB em parceria com UnB e SES-DF acompanhará 300 grávidas infectadas e o desenvolvimento de seus bebês

Estudo analisará interação do vírus com gestantes e feto. Foto: PixaBay/Bokskapet

 

O Hospital Universitário de Brasília (HUB/UnB) está recebendo mulheres gestantes que tiveram diagnóstico confirmado de covid-19 há pelo menos 14 dias para realizar o pré-natal, parto e acompanhamento do bebê no hospital. Elas serão avaliadas e acompanhadas por um grupo de profissionais que atuam em uma pesquisa realizada em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) e a Secretaria de Saúde (SES-DF), para analisar os efeitos do vírus durante gestação, parto, puerpério e no recém-nascido.

 

O objetivo é acompanhar 300 gestantes para avaliar, por exemplo, se a covid-19 aumenta o risco de abortamento, parto prematuro, pré-eclâmpsia e malformação fetal, e se o vírus pode ser transmitido da mãe para o feto. “Estamos preparados para atender as gestantes e os recém-nascidos para avaliar o comportamento do vírus nesse grupo”, explica a chefe da Unidade Materno-Infantil do HUB e uma das coordenadoras da pesquisa, Lizandra Paravidine. 

 

Os bebês também serão acompanhados desde o nascimento até os cinco anos de idade para analisar se o vírus interferiu no desenvolvimento neuropsicomotor da criança e se aumentou a mortalidade infantil. “Queremos entender se os filhos das gestantes expostas ao vírus vão apresentar alguma sequela no nascimento ou crescimento. E, entendendo também como o vírus age nas gestantes, podemos estudar estratégias de tratamento e prevenção”, afirma o pediatra e professor da Faculdade de Medicina (FM/UnB) Geraldo Fernandes, que faz parte da coordenação da iniciativa.

Licia Mota, professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (FM/UnB), é uma das pesquisadoras à frente do estudo. Foto: Arquivo Pessoal

 

A pesquisa já foi aprovada pelo Comitê de Ética e utilizará a metodologia de estudo de coorte. Trata-se de estudo observacional epidemiológico que se propõe a analisar, em uma população definida, qual a incidência de determinada doença ou fenômeno relacionado à saúde ou a uma patologia. Além de avaliar as gestantes infectadas pelo Sars-CoV2, a pesquisa fará uma comparação com grávidas que não se infectaram.

  

"Esperamos, com o estudo, avaliar características, como presença do vírus e presença de anticorpos no líquido amniótico e no sangue do cordão umbilical", explica Licia Mota, reumatologista e professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (FM/UnB), também à frente do estudo. 

 

Segundo a docente, a pesquisa também observará se há repercussão no desfecho da gestação: "E, para os filhos, no desenvolvimento comportamental, cognitivo e auditivo”. As evidências disponíveis, até agora, mostram que não há transmissão vertical do Sars-Cov2 da mãe para o bebê. 

 

A iniciativa é uma das aprovadas em chamada pública de projetos contra a covid-19 realizada pelo Decanato de Pesquisa e Inovação (DPI), pelo Decanato de Extensão (DEX) e pelo Comitê de Pesquisa, Inovação e Extensão de combate à covid-19 (Copei) da Universidade de Brasília. 

 

COMO PARTICIPAR – Para ser atendida no HUB e participar da pesquisa, a gestante deve entrar em contato com o hospital pelo telefone (61) 2028-5232. É preciso ter o diagnóstico confirmado de covid-19 há pelo menos 14 dias e atender a alguns critérios, como ter 18 anos ou mais e não ter suspeita ou confirmação de outras infecções congênitas ou doenças crônicas pré-existentes, exceto diabetes e hipertensão. 

 

OUTRAS INFORMAÇÕES – Além do HUB, instituições do Brasil e do mundo estudam os efeitos da covid-19 na gravidez. Para facilitar o acesso de profissionais da saúde às publicações relacionadas ao tema, integrantes de um projeto de extensão da UnB criaram um site que reúne essas informações científicas. A qualidade e procedência dos artigos e publicações são avaliadas por um grupo de professores universitários, que toda semana também prepara um resumo atualizado dos artigos disponíveis. “Todos os artigos passam por revisões prévias para apresentar informação científica qualificada para os profissionais de saúde”, garante o professor Alberto Zaconeta, coordenador do projeto.

 

Leia mais:

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

>> Maratona de Inovação para retomada de atividades dará prêmios de até R$ 2 mil

>> Portfólio reúne projetos de combate à Covid-19 desenvolvidos pela UnB

>> Estudo analisa a qualidade de vida de pessoas recuperadas de Covid-19

>> Pesquisa lança a luz sobre a relação da Covid-19 com os diversos climas encontrados no Brasil

>> Engajamento em app de saúde pode conceder quatro créditos a estudantes da graduação

>> Pesquisa da UnB mapeia manifestações neurológicas associadas ao Sars-CoV2

>> Glossário apresenta definições de termos relacionados à Covid-19

>> Pesquisa para planejar retomada do calendário acadêmico da UnB está no ar

>> UnB oferece assistência a pais da comunidade universitária durante isolamento social

>> Organizar o tráfego de pedestre pode reduzir o risco de contaminação durante a pandemia

>> Pesquisa com plasma sanguíneo de pacientes curados pode mudar cenário da Covid-19

>> UnB mantém, em modo remoto, atividades administrativas, pesquisas e iniciativas de extensão  

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.