RECONHECIMENTO

Pelo segundo ano consecutivo e pela terceira vez desde 2008, trabalhos desenvolvidos na Faculdade de Tecnologia são laureados em encontro nacional

Pelo segundo ano consecutivo, um aluno do curso de Engenharia Elétrica da Universidade de Brasília (UnB) conquistou o primeiro lugar no Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica (CBEB). O evento ocorreu em Uberlândia, Minas Gerais, em outubro.

Eduardo Gaspar Gonzalez, estudante do 8º semestre do curso, venceu o Prêmio de Iniciação Científica como melhor trabalho de graduação. O estudo teve como título a seguinte questão: “O valor de velocidade medido pela ressonância magnética por contraste de fase é a média das velocidades individuais dos spins contidos no voxel?”.

O estudante explica que a pesquisa visa entender melhor as informações fornecidas por uma técnica de medição de velocidade do fluxo sanguíneo, o contraste de fase. Essa técnica utiliza o conceito de criação de imagens por ressonância magnética, que é um método amplamente utilizado na medicina contemporânea para diagnósticos em geral.

O contraste de fase pode ser utilizado para descobrir algumas anomalias em vasos sanguíneos ao detectar mudanças no fluxo esperado do sangue, segundo Eduardo.

Ele conta que esse é um estudo de método de medição e o projeto foi iniciado pelo professor João Luiz Azevedo de Carvalho em setembro do ano passado. Foram feitos diversos experimentos para comparar as velocidades. Eduardo recebeu bolsa de iniciação científica do CNPq durante a execução do trabalho.

O professor João Luiz, orientador do projeto, também já foi premiado no mesmo congresso com o primeiro lugar no “Prêmio Jovem Pesquisador” em 2008.

Professor João Luiz e o estudante Eduardo Gaspar Gonzalez. Foto: Isa Lima/UnB Agência

Segundo João Luiz, a UnB cresceu muito na área e o ex-professor do Departamento de Engenharia Elétrica Adson Ferreira da Rocha, hoje docente da Faculdade UnB Gama, foi o principal responsável por consolidar a pesquisa em Engenharia Biomédica na universidade.

“Ver a UnB sendo reconhecida com esses prêmios é muito gratificante”, salienta. Ele afirma que a visibilidade alcançada com o prêmio pode ajudar a atrair bons alunos para os programas de pós-graduação da UnB.

Eduardo Gonzalez concorda com o orientador e diz que se sente honrado pelo prêmio. “É uma satisfação enorme ser reconhecido dessa forma; não foi importante só para mim, mas também para a UnB e para incentivar o crescimento da área”, aponta.

Ele ainda ressalta a importância da orientação do professor João Luiz. “A ajuda do professor foi fundamental para a concretização do trabalho, ele possui uma visão holística avançada. E encontramos mais resultados do que esperávamos”.

CBEB - O Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica é um encontro que reúne professores, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação da área e acontece a cada dois anos. O evento abrange palestras, workshops, minicursos e discussões na área de Engenharia Biomédica.
A edição de 2014 do congresso teve como tema “A Engenharia Biomédica como Propulsora de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Saúde”.

Na edição anterior do CBEB, realizado em 2012, em Porto de Galinhas (PE), a então aluna de Engenharia Elétrica da UnB Rosana Ribeiro Lima também conquistou o primeiro lugar do Prêmio Iniciação Científica. Ela foi orientada pelo professor João Luiz. Dessa forma, a Universidade de Brasília foi premiada em três dos quatro últimos congressos.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.