CIÊNCIA

Pedro Henrique Nehme descreve treinamentos no Brasil e nos Estados Unidos

Foto: Arquivo Pessoal

 

A rotina de um astronauta pode ser instigante. O interesse tende a aumentar se ele for um estudante universitário que caminha sem chamar atenção pelo Campus Darcy Ribeiro. Para a satisfação de curiosos e entusiastas, Pedro Nehme, aluno de Engenharia Elétrica que venceu concurso internacional para viajar ao espaço, publica o cotidiano de seus treinamentos em blog.

 

“A ideia de criar o blog veio da curiosidade de muitas pessoas a respeito da preparação, treinamento e da própria viagem para o espaço...”, conta o estudante na publicação. A primeira postagem, feita em fevereiro, conta a saga inesperada para o início da jornada espacial. Nehme explica que soube do concurso realizado pela companhia aérea KLM durante uma navegação despretensiosa pela internet.

 

Em post mais recente, o futuro engenheiro relata as dificuldades da dieta que restringiu até mesmo o tradicional cafezinho. Também conta sobre a rotina de exercícios físicos e, claro, apresenta informações do treinamento no centro espacial Nastar, nos Estados Unidos. “Posso afirmar que o treinamento é cansativo, principalmente nas acelerações em Z...”, conta em referência a exercícios de técnicas para lidar com acelerações.

“Sob o céu de Brasília aprendi a contemplar 27 estrelas de dia e o universo de noite", declara Pedro Nehme no blog. Foto: Arquivo Pessoal

 

De volta ao Brasil, Pedro Nehme segue em preparação para a grande viagem, ainda sem data definida para ocorrer. Até lá, o convite para acompanhar virtualmente essa aventura está de pé.

 

“É possível que uma pessoa comum realize uma viagem espacial? Qual é o treinamento que essa pessoa deve receber para suportar as fases do voo? Quais são as dificuldades que uma pessoa comum enfrenta para realizar um voo espacial? Espero responder essas e outras perguntas durante o nosso convívio nesse blog, dividindo com você as experiências de um brasileiro a caminho do espaço”, escreve o estudante da UnB.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.