CAMPANHA

Interessados em ajudar devem agendar atendimento no Hemocentro pelo número 160, opção 2

 

 

A campanha Seja um Doador, do Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB), visa ampliar a quantidade de doações de sangue realizadas na Fundação Hemocentro de Brasília em nome do hospital. Os interessados em ajudar devem ligar para o 160, opção 2, e agendar o atendimento no Hemocentro, onde as coletas são realizadas. Na hora do cadastro, é só informar que a doação é para o HUB.

 

Até o dia 30 de setembro, profissionais da Agência Transfusional e do Serviço Social do HUB participam de um stand, entre as Unidades 1 e 2 do hospital, para estimular a comunidade HUB a apoiar a causa. A iniciativa conta com distribuição de material informativo e esclarecimento de dúvidas.

 

Em média, o hospital realiza 300 transfusões de sangue mensalmente. O estoque é abastecido pelo Hemocentro. Em troca, o HUB deve ajudar a repor as reservas daquela instituição, enviando um doador para cada bolsa de sangue usada. A captação de voluntários é feita diariamente com os acompanhantes e familiares dos pacientes internados no hospital, mas o índice de doadores necessários não chega a 50% do esperado.

 

“Ao procurar o Hemocentro, o candidato precisa informar na hora do cadastro que a doação é pelo HUB para que seja contabilizado como um doador do hospital”, explica a supervisora técnica da Agência Transfusional do HUB, Letícia Aparecida Silva. Com essa parceria, o objetivo é manter estoques disponíveis tanto para o Hemocentro quanto para o hospital.

 

Os pacientes que mais precisam de transfusão são os oncológicos, aqueles que passam por cirurgias e os internados na Unidade de Terapia intensiva (UTI) e na Clínica Médica. “Captar mais doadores significa ter um estoque seguro, que garanta a realização de transfusões de forma mais rápida e efetiva, com melhora clínica e de sobrevida do paciente”, afirma Letícia.

 

Atitude que salva vidas

 

Com apenas 15 anos, Daniel de Souza Rozendo já sabe da importância da doação de sangue. No dia 26 de agosto, chegou ao HUB com hemorragia intensa e precisou de transfusão. Sensibilizada com a situação, a mãe, Mariene Soares de Souza, decidiu agir. “Iniciamos uma campanha no Facebook para atrair mais doadores”, conta. Em menos de 15 dias, receberam a ajuda de cem pessoas.

 

O filho continua internado em estado grave, sem previsão de alta, em decorrência de complicações da epidermólise bolhosa, doença rara que fragiliza a pele e mucosas, provocando bolhas que se assemelham a queimaduras. Por enquanto, Daniel não precisa de transfusão, mas a vontade de ajudar o próximo mantém Mariene engajada na causa. “Vamos ficar mais tempo nesta vida para poder ajudar outras vidas. Muita gente ainda vai ser salva por meio do meu anjinho”, conta emocionada.

 

<< Confira a matéria exibida pela UnBTV:

 

Agende seu atendimento no Hemocentro de Brasília

Como agendar: 160 (opção 2) ou (61) 3327-4424
Agendamento de grupos: whastapp (61) 9 9136-2495
Atendimento Hemocentro: de segunda a sábado, de 7h às 18h
Endereço: Setor Médico Hospitalar Norte, Quadra 03, Conjunto A, Bloco 3, Asa Norte
Dica: não esqueça de informar, na hora do cadastro, que sua doação é para o HUB

 

*Matéria atualizada para correção de informações dia 21/09/2016.

Palavras-chave