AMAMENTAÇÃO

Evento reúne mães e profissionais da instituição na Semana Mundial da Amamentação



Foto: Ascom HUB

Há 47 dias nasceram, no Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB), os gêmeos João Miguel e Ana Beatriz. Prematuros, nos primeiros dias contaram exclusivamente com o Núcleo de Incentivo ao Aleitamento Materno/Banco de Leite para se alimentar. Hoje já são amamentados pela mãe, a dona de casa Yasmim Araújo, que não mede esforços para garantir o leite materno aos pequenos. “Vou deixar eles no peito até o tempo certo. O leite ajuda a crescer e se desenvolver mais rápido, principalmente porque são prematuros, precisam mais”, conta a mãe.

Na Semana Mundial do Aleitamento Materno, que este ano tem como tema Presente saudável, futuro sustentável, Yasmim participou de uma roda de conversa sobre o assunto com outras mães e com profissionais do HUB. O debate foi sobre como a amamentação contribui com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, aprovados na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.

“A ideia foi criar um espaço para discutir o assunto, colocar o tema realmente em pauta e fazer as pessoas pensarem um pouquinho sobre o que podem fazer como cidadãos”, afirma a coordenadora do Núcleo de Incentivo ao Aleitamento Materno do HUB, Rita de Fatima Pinto.

A técnica em enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neonatal), Helena Isabel Brandão, aprovou a iniciativa. “É importante tanto para equipe quanto para a mãe. Muitas vezes, quando a mãe sai daqui, acaba acrescentando outros alimentos na dieta do filho e deixando o leite materno de lado”, afirma.

A nutricionista do HUB, Pollyanna Machado, participou da conversa não apenas como profissional. Grávida de cinco meses, ela aproveitou para aprender um pouco mais sobre a amamentação. “Como alimento, não existe nenhum outro que substitua o leite materno, que tenha todas as vitaminas, os minerais que ajudam no sistema de defesa da criança”, explica Pollyanna. “É importante para termos mais conhecimento sobre o aleitamento materno, que é um alimento saudável, completo para a criança”, completa a copeira do Banco de Leite do hospital, Maria Leuza de Jesus.

Mãe do pequeno Luan de apenas um mês e que ainda está na UTI do HUB, a operadora de caixa Lidiane da Silva esclareceu algumas dúvidas durante a conversa. Com a ajuda do Núcleo de Incentivo ao Aleitamento Materno, ela consegue tirar o próprio leite para alimentar o filho, mas sonha com o momento da amamentação. “Fico ansiosa, é um amor muito grande. Quando você tem um bebê prematuro, tem que esperar o tempo dele, um dia de cada vez. É uma expectativa grande, vai ser muito gratificante”, confessa.

DOAÇÕES – Mães saudáveis que estejam amamentando podem doar o leite para o Núcleo de Incentivo ao Aleitamento Materno do HUB. O setor oferece todas as informações sobre como tirar e armazenar o leite, fornece os frascos e busca o produto em casa em todo o Distrito Federal. Basta entrar em contato e se cadastrar como doadora. Contatos: 2028-5585 / 2028-5391

Palavras-chave