RECORDAR É VIVER

Documentos inéditos foram elaborados durante comemorações do cinquentenário da Universidade, em 2012

Os professores Fernando Paulino, Alexandre Pilati, Dione Moura e Isaac Roitman estiveram presentes na solenidade de leitura das cartas. Imagem: Reprodução/UnBTV

Projeções para um futuro melhor. Expectativas de transformações. Sonhos semeados. Em 2012, integrantes da Comissão UnB 50 anos depositavam em cartas, escritas durante o cinquentenário da instituição, seus anseios para o futuro da Universidade de Brasília: uma UnB mais diversa, referência no ensino e mais moderna tecnologicamente. Pouco mais uma década depois, uma solenidade, em junho deste ano, marcou o resgate dos registros históricos inéditos, lidos à comunidade universitária na Faculdade de Comunicação (FAC), no campus Darcy Ribeiro.

"É a conclusão de um ciclo no qual a gente colocou a comunidade de cientistas da UnB pensando o futuro”, lembrou a diretora da Faculdade de Comunicação, Dione Moura.

Dentre os 11 documentos apresentados do projeto Cartas para o Futuro, estava um da ex-diretora da UnBTV Neuza Meller, que faleceu em 2021 vítima de covid-19. "Precisamos lutar para mudar as políticas de educação das universidades brasileiras. Precisamos ter uma educação valorizada, valorizando seus professores, servidores e alunos", expressou à época seu pedido à UnB, repercutido, na solenidade, na voz do coordenador de pós-produção da UnBTV, Maurício Neves.

>> Conheça o trabalho de Neuza Meller para a construção da UnBTV

O jornalista Hugo Costa se alegrou ao ler sua carta, onde manifestou o desejo de que a Universidade, concebida para inovar, seguisse, dez anos após seu 50º aniversário, impulsionando mudanças na sociedade.

"A minha aposta para o ano de 2022 é a de que a instituição esteja ainda mais consolidada como um farol para as transformações necessárias. A UnB aos 60 anos despontará como uma das mais importantes propulsoras de ciência e tecnologia no país. Um lugar onde questionamentos encontram respostas e onde a vida suscita perguntas. Meu desejo é de que esta amada universidade alie a inquietação que move o conhecimento à harmonia que acalma o espírito", escreveu o servidor e compartilhou com os presentes.

À época mobilizados nas comemorações pelos 50 anos da Universidade, os professores José Geraldo de Sousa Junior (ex-reitor da UnB), Isaac Roitman (emérito), Fernando Paulino (FAC) e Alexandre Pilati (diretor técnico de Extensão) também marcaram presença na cerimônia para abertura das cartas.

Fernando Paulino, que coordenou a Comissão UnB 50 anos, mencionou a intenção de dar maior projeção às cartas como documentos históricos, junto a outros registros elaborados mais recentemente em homenagem ao sexagenário da UnB, em 2022.

“Agora, a gente vai organizar, em parceria com o Decanato de Extensão, uma exposição dessas cartas, com outros documentos que foram produzidos na comemoração dos 60 anos, na expectativa de estimular continuamente que a UnB faça uma reflexão sobre o seu passado e o seu presente, para planejar de uma maneira ainda mais sustentável e melhor as atividades de ensino, pesquisa e extensão do futuro”, disse.

Confira também matéria da UnBTV sobre a solenidade: