EXTENSÃO

Lançamento ocorreu na Semana Nacional do Cérebro, que promove até sexta-feira, palestras sobre neurociência e visitas guiadas ao MBio para escolas

Durante a programação da Semana Nacional do Cérebro, público visitou a exposição Cérebros iguais, porém diferentes, do Museu de Biologia. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

 

O Museu de Biologia (MBio) da Universidade de Brasília inaugurou, nesta quarta-feira (14), sua primeira exposição de longa duração, Cérebros iguais, porém diferentes, além de seu site próprio, onde o público encontra informações gerais sobre o museu, exposições, pesquisas e agendamentos de visitasOs lançamentos ocorreram no Auditório 1 do Instituto de Ciências Biológicas (IB), durante a abertura do evento Cérebro em Ação, parte da programação da Semana Nacional do Cérebro, que ocorre na UnB de 13 a 17 de março, com atividades voltadas à divulgação e à promoção do campo da neurociência. Houve, ainda, apresentação do quinto volume do Atlas Fotográfico de Anatomia Comparada de Vertebrados, elaborado por pesquisadores do IB.

 

Dedicado ao fortalecimento da divulgação científica e das coleções científicas, além de estimular pesquisas a partir de seu patrimônio, o Museu de Biologia foi criado em 2021 e oferece exposições físicas e virtuais, além de cuidar da gestão de risco de coleções e da digitalização de informações do acervo visando à preservação. O MbBio tem 16 coleções científicas, com cerca de 800 mil exemplares de algas, plantas, fungos, invertebrados, vertebrados e fósseis, sendo parte deste acervo um dos mais importantes em representação de espécies do Cerrado.

Coordenadora do MBio, Julia Klaczko é professora do IB e atualmente pesquisadora visitante do Natural History Museum of London, no Reino Unido. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

 

Nas visitas à unidade, localizada no IB, no campus Darcy Ribeiro, o público tem a oportunidade de se aproximar do conhecimento científico na área da biologia, sobretudo a respeito do Cerrado, de forma acessível e instigante. Esta perspectiva está presente na primeira exposição de longa duração, que divulga, por meio de materiais, atividades lúdicas e jogos, as bases da neurociência em linguagem simples. A mostra esteve disponível ao público da Semana Nacional do Cérebro após a abertura da programação e estará com visita guiada para escolas até o final da semana.

 

A coordenadora do MBio e docente do IB, Julia Klaczko, afirmou que a existência de um Museu de Biologia na Universidade de Brasília era um sonho antigo. “A gente faz ciência em conjunto. Nós fazemos o trabalho pelo trabalho árduo de todo mundo junto. A gente sonha todo mundo junto e, aos pouquinhos, vamos produzindo coisas que até mesmo outros antes de mim viram, pensaram. Hoje eu tenho o prazer de estar aqui vendo essa plantinha crescer”, disse.

  

Olgamir Amancia, decana de Extensão da UnB, celebrou a consolidação da exposição e do museu como espaço científico de visitação pela sociedade. “Cada vez que se cria um espaço com essa natureza, é extremamente importante para que se tenha a memória e os ambientes para circular e fazer vivas as experiências que a Universidade desenvolve”, declarou. “É muito bom que a gente tenha a possibilidade de, a partir da construção da ciência e de iniciativas como essa, garantir aquilo que está no artigo 207 da Constituição Federal, que é a indissociabilidade de ensino, pesquisa e extensão”, afirmou.

 

Também estiveram presentes no lançamento e na abertura do evento a organizadora do Cérebro em Ação, Márcia Mortari, o vice-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal, Paulo Nicholas Nunes, o coordenador-geral de Ciências da Saúde e Biociências da Diretoria Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Gilberto Ferreira de Souza.

 

ATLAS – Fruto de mais de 20 anos de trabalho do professor aposentado Antônio Sebben e de outros pesquisadores, técnicos e estudantes vinculados ao Laboratório de Anatomia Comparativa de Vertebrado (LACV), além de colaboradores, o quinto volume do Atlas Fotográfico de Anatomia Comparada de Vertebrados: Neuro e Sensorial foi apresentado ao público pela professora do IB Verônica Slobodian.

Mesa de abertura do Cérebro em Ação contou com a presença de representantes da administração superior, pesquisadoras da UnB e autoridades do DF. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

 

A ictióloga ressaltou que, ao longo destas décadas de trabalho, Antônio Sebben reuniu mais de 8 mil imagens e vídeos de peças anatômicas, registradas nesta coletânea. “É muito importante a gente ter esses materiais porque muitas peças nós conseguimos reutilizar, mas as coisas que nós fazemos com os organismos recém-eutanasiados, por exemplo, só podem ser feitas uma vez”, afirmou Verônica Slobodian.

 

A professora lembrou que a produção do quinto volume do Atlas foi iniciada em 2020, mas com a interrupção das atividades presenciais na Universidade durante a pandemia de covid-19, o planejamento teve de ser alterado. “Nós começamos esse volume pela elaboração de textos e desenhos esquemáticos que compõem a parte inicial. Posteriormente, com a possibilidade de frequentar novamente a Universidade, nós pudemos resgatar algumas fotos que já tinham sido tiradas pelo professor Sebben, e depois, quando as pessoas puderam vir à Universidade com mais frequência, nós marcamos pequenos grupos que vinham dissecar e fotografar outros materiais”, contou.

 

O Atlas foi desenvolvido com apoio e financiamento do Programa Aprendizagem para o Terceiro Milênio (A3M), do Centro de Educação a Distância (Cead) da UnB. O quinto volume estará disponível em breve no site do LACV, onde estão hospedados os outros quatro anteriores em formato e-book.

 

SOBRE – O Cérebro em Ação é realizado desde 2014 e este ano tem apoio financeiro da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Até 2021, o evento já contou com mais de 9 mil participantes e, em 2023, mais de 2 mil pessoas estão inscritas para as palestras, além de mil crianças para visitação do MBio. Neurocientistas de todo o país estarão com atividades na programação, que segue até sexta-feira (17) e pode ser acessada aqui.

 

Confira o primeiro dia do evento:

 

 

*estagiário em Jornalismo na Secom/UnB.

 

Leia também:

>> Atividade abre semestre letivo na Universidade do Envelhecer

>> Reitoria da UnB e presidência da FAPDF reúnem-se para discutir projetos de 2023

>> Projeto da UnB ensina mediação de conflitos em escolas públicas do DF

>> Consulta pública para novo Plano Diretor aponta percepção dos usuários sobre campus Darcy Ribeiro

>> Negras Antropologias promove o pensamento negro na UnB

>> Programa da UnB certifica 17 instituições com o selo ODS Educação

>> UnB marca presença na posse do novo presidente da Ebserh

>> Abertura da programação do #8M celebra atuação feminina

>> Hélio Doyle é o novo presidente da Empresa Brasil de Comunicação

>> UnB participa do Festival Internacional de Teatro Popular de Bonecos

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.