EDUCAÇÃO

Elaborado por projeto ligado à Dasu, material reúne histórias sobre situações vivenciadas por vigilantes da instituição no trabalho em tempos de pandemia

Divididos em três volumes, quadrinhos buscam sensibilizar a comunidade acadêmica quanto à prevenção contra a covid-19 Imagem: Reprodução

 

O projeto Educa Covid-19 – Prevenção do Cotidiano da UnB tem desenvolvido estratégias comunicacionais para conscientizar integrantes da comunidade acadêmica que continuam a frequentar os campi da Universidade de Brasília sobre medidas de prevenção ao novo coronavírus.

 

No âmbito da iniciativa, vinculada à Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária (Dasu/DAC), foi lançada a série de revistas em quadrinhos UnB contra covid. As narrativas mostram situações cotidianas em relação à covid-19 vivenciadas por trabalhadores terceirizados da UnB em suas atividades. O segundo volume já está disponível e traz histórias do ponto de vista dos vigilantes.

 

>> Leia o segundo volume da revista UnB contra covid

 

A produção do material teve a participação dos profissionais terceirizados da segurança da UnB. "Como em outros produtos, o processo começou com a discussão sobre a aplicação das normas de prevenção no dia a dia de um grupo específico da comunidade UnB. A partir dessas conversas, o pessoal, com o acompanhamento da equipe responsável pelo projeto, vai criando seus próprios conteúdos, centrados nessa adaptação da regra técnica ao cotidiano" detalha José Iturri, professor da Faculdade UnB Ceilândia (FCE) e um dos responsáveis pela iniciativa.

 

As três histórias iniciais do volume tiveram origem a partir de ideias compartilhadas pelos vigilantes em reuniões do projeto, sendo adaptadas pela equipe do Educa Covid-19. As demais foram criadas pela servidora Ana Brandão e pelos professores envolvidos, com base em podcasts produzidos pelos terceirizados e com o apoio de uma colaboradora externa.

 

Diretora de Administração e Logística da Prefeitura da UnB (PRC), Ana Brandão coordenou os trabalhos da equipe de estudantes do curso de Design e da empresa júnior Lamparina Design, responsável pela concepção da identidade visual da revista. Ela explica que, para chegar ao resultado final, foram necessários alguns encontros on-line com os docentes à frente do projeto. "Após cada reunião, discutíamos as adaptações, complementos e roteiros das histórias", conta.

 

SENSIBILIZAÇÃO – O volume II traz cinco histórias, com algumas que se conectam. A primeira narra a situação de uma frequentadora da Universidade que não quer utilizar a máscara corretamente. Um vigilante tenta conscientizá-la sobre a importância do uso adequado do protetor facial.

 

"A mensagem, nestes quadrinhos, é sobre o cuidado que os profissionais da vigilância precisam ter com eles próprios e com a comunidade, para entendermos a necessidade da abordagem deles. Além disso, também demonstram o cuidado de todos com a comunidade universitária, a família e o coletivo", explica Ana Brandão.

 

Outras situações enfrentadas pelos vigilantes no trabalho diário e relacionadas aos protocolos de biossegurança em ambientes da Universidade, como o uso de máscara e o distanciamento social, são abordadas nas demais histórias. 

O volume II reúne histórias referentes às vivências dos vigilantes da Universidade durante o trabalho e os cuidados cotidianos para evitar a transmissão do novo coronavírus. Imagem: Reprodução

 

"Este volume pretende ajudar a comunidade a compreender a abordagem e o trabalho dos vigilantes, além de ressaltar que os vigilantes precisam redobrar os cuidados com eles próprios e que se cada um fizer seu papel, venceremos essa batalha. Assim, as pessoas precisam cumprir as recomendações visando preservar a sua saúde e a do próximo", enfatiza a diretora de Administração e Logística.

 

Ela acredita que materiais didáticos e lúdicos têm potencial de aumentar a conscientização de todos os segmentos da sociedade quanto à importância da prevenção à covid-19 no cotidiano. "É uma forma de expressão básica, por meio narrativas simples e de fácil compreensão, com recurso da linguagem visual, que representam comportamentos para a reflexão sobre as condutas adequadas que ajudam a evitar a transmissão da doença", avalia.

 

O professor José Iturri acredita que, por reunir histórias inspiradas em experiências próximas da realidade de trabalho dos terceirizados, o conteúdo pode ter impacto maior na sensibilização sobre a covid-19. "Considera-se que pode aumentar a adoção das normas de prevenção na comunidade em geral e, especificamente, entre os trabalhadores, pois melhora a identificação com situações e pessoas 'reais' em cenas vivenciadas por muitos deles", observa.

 

OUTROS PRODUTOS – O primeiro volume da revista foi lançado em 2020. Além do produto, outros materiais foram elaborados em parceria com os trabalhadores terceirizados no âmbito do projeto. É o caso dos podcasts, que serão divulgados posteriormente pela Dasu. Também foram gravados nove vídeos, produzidos pela equipe do projeto Educa Covid-19, junto com terceirizados da área da limpeza e um grupo de docentes, técnicos e estudantes da UnB. O conteúdo está disponível no canal da UnBTV no YouTube.

 

O volume III dos quadrinhos, com histórias relacionadas ao trabalho de funcionários da limpeza, já está em desenvolvimento. A previsão é que esteja disponível no fim de maio.

 

Confira um dos vídeos produzidos:

 

*Matéria atualizada em 27 de abril, para acréscimo de informação

 

 

Leia também:

>> Pesquisa indica efetividade de vacina contra variante brasileira do novo coronavírus

>> Iniciativa convida universidades a pensarem formas de implementar a Agenda 2030

>> Consuni comemorativo celebra 59 anos da UnB e entrega título inédito de Honra ao Mérito

>> Conheça os agraciados com Honra ao Mérito no Consuni especial de 59 anos da UnB

>> CAD aprova Relatório de Gestão 2020

>> UnB tem cerca de 200 projetos de combate à covid-19 em andamento com apoio institucional

>> Projeção e esperança para os 60 anos da UnB, em 2022

>> UnB completa 59 anos gerando impacto dentro e fora dos ambientes de ensino

>> Nova funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> Sessão especial do Senado comemora os 61 anos de Brasília

>> Retomada segura é prioridade da UnB nestes 59 anos

>> Projeto da UnB e do MEC contribui para a gestão da educação básica nos municípios

>> Cepe começa discussão sobre mudança no regime de trabalho dos docentes

>> Dasu realiza grupos focais na segunda etapa da pesquisa de saúde mental

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.