LEVANTAMENTO

O objetivo é avaliar as necessidades de grupos específicos de estudantes da UnB. Para participar, interessados devem se inscrever por formulário on-line

Confira abaixo quais públicos podem participar da etapa qualitativa da pesquisa. Arte: George Lopes/Secom UnB

 

A Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária do Decanato de Assuntos Comunitários (Dasu/DAC) deu início à etapa qualitativa da pesquisa de saúde mental, aplicada junto à comunidade acadêmica da Universidade de Brasília. Desta vez, o objetivo é identificar as condições psicossociais e os fatores de risco e de proteção à saúde mental em segmentos específicos do público estudantil, com a realização de grupos focais on-line.

 

>> Saiba mais sobre as etapas da pesquisa

 

Discentes com deficiência visual, auditiva ou motora; que têm filhos; moradores da Residência Estudantil; indígenas; em intercâmbio ou estrangeiros; LGBTQI+; negros; e quilombolas são encorajados a participar. Para isso, é necessário preencher formulário disponível on-line. As inscrições já estão abertas e serão encerradas assim que o número máximo de estudantes por grupo for atingido. O critério para participação é a autodeclaração de pertencimento a um desses públicos.

 

Ao acessar a página de inscrição, o estudante terá à disposição um formulário com as datas e os horários disponíveis para as rodas de conversa de cada grupo específico. Nele, os interessados devem manifestar seu desejo de participar daquele voltado para seu segmento e indicar os dias e o turno de preferência.

 

Uma vez realizada a inscrição, os participantes irão receber e-mail detalhando as informações de acesso à plataforma onde os encontros serão promovidos. Os diálogos serão realizados, de maneira remota, entre os dias 5 e 30 de abril. 

 

>> Preencha o formulário e participe dos grupos focais

 

Cada grupo focal terá número pré-determinado de participantes e será escutado em dois momentos diferentes sobre questões diversas relacionadas à saúde mental. "Exploraremos estressores na vida acadêmica e modos de enfrentamento ao estresse derivado da pandemia entre estudantes universitários da UnB pertencentes a grupos particulares", explica Sheila Murta, professora do Instituto de Psicologia da UnB e uma das responsáveis pelo estudo.

 

Ela lembra que o objetivo e o roteiro de trabalho são os mesmos para todos os grupos, e que a divisão em coletivos homogêneos foi pensada para facilitar a troca de experiências no momento de diálogo no espaço amostral.

 

EIXO QUANTITATIVO – Além dos grupos focais, a Dasu vem realizando uma coleta de dados sobre o tema com a comunidade acadêmica, por meio de levantamento quantitativo por amostragem. Formulários foram disparados a estudantes, técnicos e docentes sorteados para participar desse eixo do estudo. Com as informações reunidas ao longo da pesquisa, a Dasu espera ter um panorama das demandas dos segmentos universitários, o que contribuirá para a construção de uma política de promoção à saúde mental da Universidade.

  

Por isso, o decano de Assuntos Comunitários, Ileno Izídio, destaca a importância da iniciativa. "A pesquisa de saúde mental que a Dasu está realizando foi construída com os principais pesquisadores da UnB na área e tem o papel fundamental de mapear as condições de saúde mental de nossa comunidade, nos três segmentos. Ao final, iremos propor estratégias mais adequadas de cuidado e acompanhamento", declara.

 

A UnB QUEM FAZ É A GENTE – A promoção de saúde mental é norteadora das ações da Dasu e está alinhada a valores como acolhimento, auxílio e empatia, reforçados na campanha institucional A UnB quem faz é a gente. A estratégia de comunicação busca reconhecer, valorizar e incentivar a atuação coletiva na superação dos desafios em curso durante a pandemia, bem como reunir informações sobre iniciativas, programas e serviços para orientar os segmentos universitários nestes novos tempos.

 

Assim, ela demonstra como a Universidade tem se mobilizado para acolher sua comunidade e apoiá-la no enfrentamento às adversidades impostas no atual cenário. O enredo valoriza o componente humano, maior riqueza da UnB. E invoca o princípio de que a Universidade é feita por gente e para gente. Por isso, o cuidado com a vida e com o bem-estar das pessoas é o que conduz a instituição neste contexto atípico e desafiador.

 

Leia também:

>> Reitoria fará parte do Fórum de Mulheres da UnB

>> Coordenação da UnB monitora condições de saúde de membros da comunidade acadêmica

>> UnB discute política integrada de assistência aos discentes

>> Atendimento humanizado a pacientes com covid-19 ganha destaque

>> Hospital Universitário de Brasília abre mais 30 leitos de enfermaria de covid-19

>> À frente de várias esferas de gestão da Universidade, mulheres se destacam na superação da pandemia

>> Moradores de Ceilândia pedem cursos noturnos

>> Alunos da Universidade do Envelhecer recebem certificado em cerimônia on-line

>> Boletim Coes traça panorama da pandemia e da vacinação no Brasil

>> Unidades devem elaborar planos de contingência locais

>> Mulheres dão suporte para continuidade dos serviços essenciais à Universidade

>> Com agravamento da pandemia, UnB faz mudanças em processos seletivos

>> UnB aprova datas para o calendário acadêmico de 2021

>> Dasu lança pesquisa para avaliar saúde mental da comunidade acadêmica

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> Em webinário, DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.