UnB EM AÇÃO

Mais de 162 mil brasileiros faleceram em decorrência da doença no país. Em relação ao número de pessoas infectadas, são 5,6 milhões de casos

Brasil conta com 162.397 óbitos por covid-19, com quase 5,7 milhões de casos. Imagem: Reprodução

 

A 26ª edição do Boletim Coes, publicação do Comitê Gestor do Plano de Contingência da Covid-19 (Coes) da UnB faz uma atualização dos dados da pandemia de covid-19 no Brasil e no mundo.

 

>> Leia a íntegra da 26ª edição do Boletim Coes

 

COVID-19 NO BRASIL – Os dados mais recentes constatam 5.664.754 casos confirmados de covid-19 no Brasil. Destas, 162.397 faleceram. A doença parece arrefecer no país, com a pandemia apresentando comportamentos distintos nos diferentes estados com o passar do tempo. Dos municípios brasileiros, 98,7% já contam com ao menos um caso positivo confirmado.

 

COVID-19 NO MUNDO – A covid-19 ultrapassou a marca dos 50 milhões de casos confirmados na última semana. O Leste Europeu, em particular, vem apresentando um crescimento exponencial no número de casos: Rússia, Ucrânia, Sérvia, Macedônia, Bielorrússia, Bósnia e Herzegovina, Paquistão, Azerbaijão e Cazaquistão são alguns dos países da região com surto da doença. Na Europa Ocidental, apesar das inúmeras e válidas medidas de isolamento social, como a redução da mobilidade da população, o novo coronavírus segue avançando em países, como França, Bulgária, Eslováquia, Reino Unido, Portugal, Espanha, Alemanha, Bélgica e Áustria.

 

Nos países escandinavos e na Suíça, foi identificada uma nova variante viral do novo coronavírus proveniente de doninhas e visons, que infectaram cerca de 500 humanos. Dessa forma, países como a Dinamarca decidiram pela eliminação sistêmica de mais de 15 milhões destes animais, além da implantação de lockdown, para impedir a disseminação dessa variante viral.

 

Nas Américas, o Canadá vem apresentando um aumento no número de casos nos grandes centros; nos Estados Unidos, a situação segue preocupante especialmente no meio-oeste, com o país batendo o recorde de novos casos de covid-19. Além disso, a mobilização causada pelas eleições presidenciais pode ter ajudado a disseminar o vírus nesta e em outras regiões do país. Na América do Sul, a situação inspira cuidados especialmente em Peru, Colômbia e Uruguai.

 

Na Ásia, o Japão chegou a registrar mais de mil casos em menos de uma semana; na Índia, a disseminação perdeu velocidade e a China aparenta não ter aumento no número de infectados. A preocupação no continente está em países, como Bangladesh, Indonésia e Nepal, onde milhares de casos novos foram identificados.

 

Na Oceania, a Polinésia Francesa tornou-se o novo epicentro da doença, ao passo que Austrália, Nova Zelândia e outras ilhas seguem controlando a doença. Na África, a doença avança em ritmo lento, com exceção em países como Angola, Egito, Marrocos e Quênia.

 

*Dados sobre a pandemia atualizados depois do fechamento da 26ª edição do Boletim Coes

 

Leia também:

>> Relatório apresenta resultado de autoavaliação da Universidade de Brasília em 2019

>> Especialização da UnB leva conteúdo científico a estudantes da educação básica do DF durante a pandemia

>> Equipe da UnB representa o Brasil na Cybathlon 2020

>> UnB homenageia servidores Prata e Ouro da Casa

>> Consuni aprova estado de mobilização permanente

>> Servidora do Instituto de Letras, Lucinéia Gonçalves recebe título de Mérito Universitário

>> Reitora da UFRJ visita espaço de inteligência de combate à covid-19

>> Pesquisa da Sociologia analisa condições do ensino remoto emergencial em escolas do DF

>> Cepe inicia discussão sobre próximos semestres letivos da Universidade de Brasília

>> DPG realiza ciclo de webinários sobre Capes PrInt

>> Em disciplina integrada à pesquisa contra covid-19, estudantes monitoram casos da doença no DF

>> SIGAA chega em breve para a pós-graduação lato sensu

>> Premiação destaca melhores dissertações e teses da UnB

>> Critérios para participar de testes da vacina chinesa no HUB são ampliados

>> A teoria vivida: antropóloga Mariza Peirano torna-se professora emérita da UnB

>> Campanhas de solidariedade da UnB continuam contando com você

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19  

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.