EXTENSÃO

Programação poderá ser acompanhada virtualmente. Evento tem início na próxima segunda-feira (21) e terá mais de mil atividades

Próximo de completar 92 anos, Noam Chomsky recebe o título de Doutor Honoris Causa pela UnB. Arte: DEX/UnB

Pela primeira vez na história da Universidade de Brasília, a Semana Universitária (Semuni) acontecerá totalmente pela internet, em função da pandemia do novo coronavírus. A programação diversificada do evento mantém-se, com mais de mil atividades que promovem a extensão universitária. Utilizando a plataforma StreamYard, as ações serão realizadas entre os dias 21 e 25 de setembro. Webinários; palestras e oficinas on-line; apresentações de trabalho ao vivo e gravadas são algumas das atrações desta edição. As transmissões vão acontecer em quatro canais no YouTube – Extensão UnBUnBTVSemana UnB Sala 01 e Semana UnB Sala 02.

Como tradicionalmente já acontece durante as edições da Semana Universitária, será concedido o título de Doutor Honoris Causa a um pesquisador renomado internacionalmente. Desta vez, será o linguista norte-americano Noam Chomsky. A outorga do título também contará com palestra do pesquisador e será realizada no dia 21 de setembro, às 18h30, pelo canal da UnBTV no YouTube.

Conhecido mundialmente por sua teoria da gramática gerativa, Chomsky foi indicado no ano passado pelo Instituto de Letras (IL) para ser condecorado. De acordo com a diretora do IL, professora Rozana Naves, a ideia de homenageá-lo surgiu quando o Instituto completou cem trabalhos de pós-graduação defendidos na área da linguística gerativista.

"Somou-se a essa motivação a grande atuação política do pesquisador na defesa da democracia e na análise da geopolítica mundial", complementa. Naves explica que o arcabouço teórico de Chomsky na década de 1950 é conhecido como a primeira revolução cognitivista.

>> Confira a programação completa da Semuni

EXTENSIONISTAS – Organizada pelo Decanato de Extensão (DEX), a Semana contará com o II Encontro de Estudantes Extensionistas da UnB, que acontecerá logo no primeiro dia. Além das apresentações de trabalho ao vivo, também serão disponibilizados vídeos em playlists com os bolsistas divulgando os projetos de extensão em que atuam.

Decana de Extensão da UnB, a professora Olgamir Amancia considera que o encontro, realizado pela primeira vez no ano passado, é um marco para construir uma memória em relação à extensão. Neste ano, contará com a participação do primeiro presidente do Fórum Nacional dos Pró-Reitores de Extensão – criado em 1987 –, o professor da UnB Volnei Garrafa.

O grande desafio da Semana Universitária 2020 foi romper com a cultura do presencial e fazer algo novo. "A ousadia foi determinante diante de todas essas contradições que nos foram postas pela pandemia e estamos testemunhando uma Semana extremamente arrojada e envolvente", destaca.

O contato virtual, em sua opinião, não perderá a interação dialógica, característica marcante da extensão universitária: "a expectativa é alcançar um público ainda maior, uma vez que esta já é a maior Semana em número de atividades inscritas". Para Amancia, o objetivo de mostrar a importância de um projeto de extensão na formação profissional dos acadêmicos permanece nesta edição.

A temática 20 anos de conexões foi inspirada nas comemorações dos 60 anos de Brasília e das duas décadas da Semuni, fazendo referência à campanha institucional UnB no coração de Brasília.

Edição de 2020 da Semana Universitária celebra 20 anos de conexões. Arte: DEX/UnB

INSCRIÇÕES – As atividades são gratuitas, e os interessados em participar e receber certificados precisam se inscrever via Sistema Integrado de Gestão de Atividades (SIGAA-UnB) e preencher os formulários de frequência que estarão disponíveis nas descrições dos vídeos ou nos chats das atividades ao vivo.

Para realizar a inscrição, basta se cadastrar no sistema, acessar a lista de atividades gerais e buscar as ofertas de cada uma das unidades. O DEX criou um tutorial explicando o passo a passo para inscrição. Outras informações sobre a Semana Universitária podem ser obtidas na página dex.unb.br/semanauniversitariaunb