ENCONTRO

Com destaque para iniciação científica, Congresso de Contabilidade e Governança terá quarta edição. Submissão de propostas até 6 de agosto

Presença confirmada em Congresso, professor Jorge Hage tem experiência no combate à corrupção. Arte: Divulgação

Está aberto o prazo para submissões de artigos ao 4ª Congresso UnB de Contabilidade e Governança (CCGUnB), que tem como temática desafios e perspectivas do combate à fraude e à corrupção. O encontro acontece entre os dias 28 e 30 de novembro, na Finatec, mas as inscrições de trabalhos terminam em 6 de agosto.

O congresso promove debates sobre rumos e características das pesquisas em contabilidade no país, além de possibilitar discussões para aprimoramento técnico e acadêmico dos participantes. De acordo com a professora do Departamento de Ciências Contábeis Mariana Guerra, integrante do comitê executivo do evento, a escolha do tema foi suscitada pelo interesse público em torno do assunto, despertado no país nos últimos anos. Agora, a proposta é relacioná-lo a práticas e estudos da contabilidade.

“Nosso esforço com essa programação é ampliar o debate. Um dos painéis contará com integrantes da Operação Lava Jato”, adianta. A docente destaca também a importância do evento em oportunizar o intercâmbio com pesquisas internacionais, uma marca do congresso desde a primeira edição. A interação acontece por meio de palestras, apresentações, debates e workshops

“Os palestrantes contribuem com trabalhos em desenvolvimento e até mesmo os espectadores ganham, vivenciando o debate”, diz Mariana. O professor emérito da Universidade de Sussex Trevor Hopper é participação confirmada.

PROGRAMAÇÃO – O ex-ministro-chefe da Controladoria Geral da União, professor Jorge Hage, será o responsável pela palestra de abertura da conferência, no dia 28 de novembro. Além de Hopper e Hage, outros cientistas nacionais e internacionais integram a programação, ainda em fechamento.

A principal novidade desta edição está no 1º Congresso UnB de Iniciação Científica, apelidado de congressinho. O evento acontece concomitantemente ao congresso maior, e será espaço para que jovens pesquisadores da graduação apresentem trabalhos, em modalidade oral e com pôster. De acordo com Mariana Guerra, a ideia é consolidar a postura acadêmica no curso de Contabilidade, onde, costumeiramente, a parte técnica é mais incentivada que a teórica.

INSCRIÇÕES – A submissão de artigos e trabalhos para o 4º Congresso UnB de Contabilidade e Governança e para o 1º Congresso UnB de Iniciação Científica está aberta até o dia 6 de agosto. Demais prazos e valores estão disponíveis no site do evento.

*estagiário de Jornalismo na Secom/UnB.