MOVIMENTO ESTUDANTIL

Estudantes-moradores de todo o país reuniram-se para discutir assistência estudantil e condições de habitação

Membros do Ence estiveram acampados no Centro Comunitário Athos Bulcão, entre 3 e 7 de outubro. Foto: Luís Gustavo Prado/Secom UnB

A Universidade de Brasília recebeu, entre os dias 3 e 7 de outubro, 350 universitários de todo o país para o 41º Encontro Nacional de Casas de Estudantes (Ence). Acampados no Centro Comunitário Athos Bulcão, os alunos promoveram apresentações de trabalhos científicos, oficinas – como as de turbante, gastronomia e oratória – e atividades culturais.

Durante o encontro, os participantes elaboraram uma carta pedindo atuação consistente da UnB no estabelecimento da Política Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), além de mudanças na gestão da Casa do Estudante Universitário (CEU) e reformas no Bloco K da Colina, onde moram alunos de pós-graduação. O documento foi entregue durante um ato no térreo do prédio da Reitoria, na última sexta-feira (6).

Itinerante, o encontro acontece uma vez ao ano em diferentes universidades do país e tem como objetivo discutir a situação da assistência estudantil, eleger os dirigentes para a nova gestão e juntar forças para pedir as mudanças necessárias.

“Temos que ser um só para todas essas questões. Se nos dividirmos, não alcançaremos nada”, explicou o coordenador local do evento e morador da CEU, Manuel Palhano.

Assessor especial da Reitoria, Luiz Antônio Pasquetti e decano de Assuntos Comunitários, André Reis, acompanham leitura de documento feita por representante do Ence. Foto: Amália Gonçalves/Secom UnB

Ao receber os estudantes na Reitoria, o decano de Assuntos Comunitários, André Reis, declarou compreender a importância da reivindicação dos estudantes. “Faremos o possível para articular, em virtude da posição geograficamente privilegiada da Universidade em Brasília, a transformação do Pnaes em lei”, disse.

ORGANIZAÇÃO Além do espaço disponibilizado para acampamento no Centro Comunitário, os estudantes que participam da assistência estudantil receberam refeições gratuitas no Restaurante Universitário (RU).

“Conseguimos bastante apoio dentro da UnB e quase tudo que pedimos foi arranjado”, contou Thaminny Santos, moradora da CEU, comemorando a organização do movimento.