ÓRGÃOS COLEGIADOS

Conselheiros também divulgam nota em defesa do compromisso pelo funcionamento da Universidade

Professora Ana Helena Rossi, assessora da vice-reitoria, apresentou Plano de Internacionalização da UnB durante a 579ª reunião do Cepe. Ao lado dela, Sabine Gorovitz, diretora da INT, que passa a ser uma secretaria. Foto: Amália Gonçalves/Secom UnB

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UnB aprovou por unanimidade, na tarde desta quinta-feira (26), o Plano de Internacionalização da Universidade de Brasília. O objetivo é aumentar a presença da instituição no contexto de ensino global.

“Esta gestão sempre buscou se comprometer com a internacionalização. O esforço para fazer o mapeamento das ações de internacionalização na UnB, apresentado nesse plano, foi hercúleo”, considerou o vice-reitor Enrique Huelva.

Entre os itens prioritários no Plano de Internacionalização aprovado estão um projeto abrangente de acolhimento e alojamento de docentes e discentes advindos do exterior e a transversalidade de grupos, redes e projetos de pesquisa no âmbito supranacional.

Outro ponto a ser reforçado é a cooperação sul-sul e o fortalecimento da extensão por meio de projetos como o de residência artística. A iniciativa da Casa da Cultura da América Latina (CAL), ligada ao Decanato de Extensão (DEX), consiste em convidar artistas do mundo para virem fazer seus projetos de obras na UnB.

Após a aprovação, o plano poderá ser utilizado como base ao projeto que vai concorrer ao Programa Institucional de Internacionalização da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (Capes-PrInt). "A adesão ao Capes-PrInt é importante para a projeção da Universidade para além dos limites do país, porque oferece a possibilidade de financiamento de pesquisas e bolsas para os alunos e pesquisadores que estejam indo ou vindo", destacou Huelva.

ESPECIFICIDADES – Durante a reunião do Cepe, foram detalhados os pontos do plano referentes aos decanatos de Ensino de Graduação (DEG), de Pós-Graduação (DPG), de Pesquisa e Inovação (DPI) e de Extensão (DEX).

Além dessas unidades, a elaboração do plano contou com a participação da Vice-Reitoria (VRT), da Assessoria de Assuntos Internacionais (INT), da Secretaria de Comunicação (Secom) e de coordenadores de projetos de pesquisa de excelência da Universidade.

“Buscamos, em um trabalho conjunto e minucioso, mapear iniciativas e processos de internacionalização já existentes na Universidade. Um dos nossos próximos passos será simplificar os trâmites no âmbito do Programa Simplifica UnB, para estimular os projetos de cooperação”, disse a professora Ana Helena Rossi, assessora da vice-reitoria e responsável pela apresentação do projeto aos conselheiros.

Com o intuito de dar força à iniciativa, a INT será alçada ao status de secretaria. As decisões sobre o processo de internacionalização terão a participação de um representante em cada unidade acadêmica, que atuará como interlocutor direto junto à Secretaria e à Comissão Permanente de Internacionalização. “Assim, esperamos elaborar mecanismos que promovam a ida e a vinda de estudantes e pesquisadores, bem como o ensino, a pesquisa e a extensão na forma de cooperação com instituições de outros países”, acrescentou o vice-reitor.

MOBILIZAÇÃO – Considerando o atual momento vivido pela instituição, o Conselho aprovou nota em defesa do funcionamento da Universidade – abarcando os setores administrativos e acadêmicos –, desde que haja garantias de segurança e tranquilidade para a comunidade acadêmica.

“Acreditamos que, como universidade de excelência acadêmica que somos, seja essencial que nos esforcemos para manter o funcionamento da instituição”, explicou a decana de Extensão, Olgamir Amancia.

>>> Confira a íntegra da nota aprovada pelo Cepe.