ÓRGÃOS COLEGIADOS

Novidade estava prevista quando atual resolução foi aprovada. Após passar por testes, SADD passa a ser plataforma prioritária no processo

Professora Maristela Holanda (CIC/UnB) apresentou novo sistema aos conselheiros do Cepe. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

A comissão instituída para lidar com assuntos de progressão funcional docente na Universidade de Brasília apresentou, na tarde desta quinta-feira (8), o Sistema de Acompanhamento de Desempenho Docente (SADD) aos membros do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). A exposição foi comandada pela professora do Departamento de Ciência da Computação (CIC) da UnB Maristela Holanda.

Em funcionamento desde a última semana, o sistema eletrônico passará a ter sua utilização como procedimento preferencial no pedido de progressão na carreira dos docentes. O SADD foi desenvolvido pelo Centro de Informática (CPD) da UnB, em parceria com a comissão.

“O que viabilizou o sistema foi a consolidação das tabelas de pontuação durante as reuniões do Cepe, sem ela não haveria condições de agregar essas informações e realizar a progressão com celeridade”, explica o diretor do CPD, Jair Bordim.

Na nova plataforma, os docentes podem inserir a documentação por meio de formulários, de forma similar ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI). “É um ganho de agilidade e transparência em relação aos procedimentos antigos”, afirma a professora Maristela Holanda.

Sistemas que integram a vida cotidiana dos professores, como o Sistema de Pessoal (Sipes), passam a fazer parte da base de dados do SADD, agilizando o processo de reunião de documentos. Essas informações não precisarão mais ser garimpadas pelos docentes, uma vez que são produzidas dentro da própria Universidade.

“Testei a plataforma na semana passada e não demorou um dia para que eu concluísse um processo. Isso para mim é algo inteiramente novo”, elogia o professor Donald Matthew, do Departamento de Estatística (EST). A professora Maristela Holanda disponibilizou um tutorial do SADD em seu perfil pessoal do Youtube, que pode ser acessado aqui.

RESULTADOS DO SIMPLIFICA Outro assunto abordado nos informes do Cepe foi a redução do prazo para a seleção simplificada de professores substitutos. Hoje, o processo leva em média 43 dias, menos da metade da média anterior, quando todas as seleções da Universidade eram feitas exclusivamente pela Coordenadoria de Provimento (CPROV) do Decanato de Gestão de Pessoas (DGP).

“Quando os documentos chegam corretamente das unidades, conseguimos publicar o edital em três dias, em vez dos cerca de dez que levávamos antes do Simplifica UnB”, explica Fernanda Castanheira, coordenadora da CPROV. Ela destaca que a solução para o novo processo se deu em diálogo e trabalho contínuo com vários setores do DGP e do Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO), principalmente via Diretoria de Processos Organizacionais (DPR).

Um dos próximos objetivos da CPROV é dar suporte às unidades acadêmicas para que mais processos sejam simplificados. “Queremos estreitar relações, com vistas a melhorar continuamente esse fluxo”, acrescenta Fernanda.

Os prazos legais vigentes exigem pelo menos 40 dias de tramitação do processo, que precisa ter período mínimo de divulgação da vaga e oportunidade para que o resultado seja contestado, por exemplo. “Nosso prazo médio está somente três dias acima do mínimo, sendo que, após a seleção, temos levado cerca de duas semanas para efetivar a contratação dentro dos procedimentos legais”, detalha Luciana Nepomuceno, diretora da DPR.

“A descentralização aproxima o docente de quem irá recebê-lo. Quanto mais as unidades o incorporarem às suas práticas internas, com planejamento e pedido antecipado de vagas, mais ágil será o processo”, defende.

OUTROS TEMAS  O conselho aprovou, ainda, uma resolução que definirá procedimentos para revalidação de diplomas de graduação. Com a nova medida, a avaliação da pertinência do pedido será feita dentro das próprias unidades acadêmicas, que têm mais condição de considerar casos específicos. A resolução será disponibilizada assim que revisada e assinada.

Pedidos que tratavam sobre segurança e infraestrutura também foram feitos pelos docentes ao longo da reunião e serão apreciados pela prefeitura e pela administração superior da Universidade.