8 DE MARÇO

Márcia Abrahão e Enrique Huelva parabenizam mulheres e convocam comunidade universitária a enfrentar situações de violência e constrangimento

Queridas colegas professoras, técnicas, estudantes e funcionárias,

Oito de Março é dia de lembrar e saudar todas as mulheres que fazem e fizeram história em todo o mundo: mulheres que formam novas cidadãs e cidadãos, produzem conhecimento, gerem espaços públicos, lutam pela equidade de gênero e contra todas as formas de violência e discriminação.

Parabenizamos, em especial, as que frequentam cotidianamente a nossa comunidade, nas salas de aula, laboratórios, em projetos diversos e nas áreas administrativas. Vocês são parte fundamental da engrenagem que move a UnB, uma das maiores instituições de ensino da América Latina.

Este dia é, também, o momento oportuno para lembrarmos dos inúmeros desafios da condição de ser mulher na nossa sociedade. Desafios esses que também estão presentes na Universidade. Ainda que a instituição seja dedicada ao livre debate e à proposição de alternativas aos problemas, as situações de violência e constrangimento à mulher também ocorrem em nossa comunidade acadêmica. Precisamos conhecer e enfrentar essas situações com coragem e disposição para mudar essa realidade.

Parabéns, mulheres, por este dia! Que seja um momento de reflexão sobre as conquistas e lutas pela frente.

Um forte abraço,

Márcia Abrahão Moura