ÓRGÃOS COLEGIADOS

CAD aprova por unanimidade ampliação de benefício lançado em agosto. Menção a programas de pós-graduação que subiram de nota também é destaque

Participantes da assistência estudantil com filhos de até cinco anos podem ter acesso ao benefício mensal concedido pelo Programa Auxílio-Creche (PACreche), da Universidade de Brasília. O recurso está disponível desde o mês de agosto, quando foi lançado o primeiro edital de seleção. Nesta quinta-feira (21), os membros do Conselho de Administração (CAD) da UnB ampliaram em um ano a faixa etária abrangida pelo programa: antes, apenas pais com crianças de até quatro anos poderiam participar.

Diretora da FE, professora Lívia Freitas lê parecer acerca de minuta da resolução de criação do PACreche. Foto: Amália Gonçalves/Secom UnB

A alteração, aprovada por unanimidade, foi proposta no parecer da diretora da Faculdade de Educação (FE), Lívia Freitas. O documento trata sobre a formalização do PACreche na Universidade. A docente ressaltou que, com a alteração, apesar da manutenção do nome auxílio-creche, o benefício se estenderá a crianças em outros estágios da educação infantil. "A oferta de vagas na rede pública de ensino do Distrito Federal é baixa. Esse recurso pode ser bem recebido pelas famílias", sublinhou. Novo edital deve ser lançado no 1º/2018.

A reitora Márcia Abrahão lembrou que, ao longo do ano, o CAD foi confrontado com decisões difíceis em razão de questões orçamentárias, mas optou sempre por avançar com responsabilidade. "O ano de 2018 também não será fácil, porém, mais uma vez, estaremos unidos para enfrentá-lo”, garantiu.

A pauta da 376ª reunião do CAD também incluiu exposição de relatório desenvolvido por comissão designada para analisar as demandas do Restaurante Universitário (RU) da UnB. O presidente da comissão, professor Eduardo Vieira, das Ciências Contábeis, apresentou estudo sobre a situação orçamentária do RU. O tema foi considerado de grande importância pelo Conselho, que pediu mais tempo para analisar as informações. O assunto volta à pauta na primeira reunião do CAD em 2018, marcada para fevereiro.

Reitora Márcia Abrahão comemorou reconhecimento a programas de pós-graduação da UnB em avaliação final da Capes. Antropologia voltou a ser nota 7. Foto: Amália Gonçalves/Secom UnB

PÓS-GRADUAÇÃO  No início da sessão, a reitora comentou, com satisfação, o resultado final da Avaliação Quadrienal 2017 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para os programas de pós-graduação (PPGs) da Universidade.  A avaliação, divulgada nesta quarta-feira (20), reconsiderou algumas notas de PPGs, após a interposição de recursos.

Entre elas, ressalta-se a evolução da pós em Zoologia, que passa a ter nota 4, em Estudos Comparados sobre as Américas, também nota 4, e em Geotecnia, que subiu de 5 para 6. O destaque maior ficou com o PPG em Antropologia, que subiu de 6 para 7, a avaliação máxima.

Com isso, o programa manteve o padrão de excelência alcançado nas avaliações anteriores, ressaltando a qualidade da pós-graduação do Instituto de Ciências Sociais (ICS), que já contava com Sociologia nota 7. Nem todos os programas que enviaram recurso conseguiram alterar o resultado da avaliação. “Nestes casos, vamos trabalhar para recuperar as notas no próximo período avaliativo”, comentou a reitora.

Matéria editada em 16/2/2018 para acréscimo do link para a Resolução 0060/2017 do CAD, que cria o PACreche.