CRISE

Reitora, vice-reitor e decanas farão apresentação pública na quarta-feira, 6 de setembro, às 17h, no campus Darcy Ribeiro

A administração da Universidade de Brasília realiza, na próxima quarta-feira (6), uma apresentação pública sobre a situação orçamentária e financeira da instituição. Durante o evento, marcado para as 17h, no Anfiteatro 10 do ICC, serão apresentadas informações atualizadas sobre as despesas de manutenção da Universidade, bem como os valores destinados aos investimentos. A participação é aberta a toda a comunidade.

“O orçamento foi aprovado pelos conselhos de Administração (CAD) e Universitário (Consuni), mas queremos atualizar todos, mesmo os que não têm assento nesses colegiados, sobre a nossa situação orçamentária e financeira”, explica a reitora Márcia Abrahão. “Também queremos esclarecer para professores, técnicos e estudantes quais são os esforços que estamos fazendo para garantir a recomposição do orçamento.”

A UnB recebeu do Ministério da Educação (MEC) um orçamento 45% menor do que no ano passado. As despesas de manutenção – como água, luz, limpeza e segurança – somam aproximadamente R$ 230 milhões, para uma receita de R$ 136 milhões. Além disso, desde janeiro, o governo federal tem repassado apenas 60% do valor liquidado à instituição (o dinheiro que efetivamente chega ao caixa da Universidade). “Vivemos uma situação em que precisamos escolher quais contas pagar”, diz a decana de Administração, Maria Lucilia dos Santos.

Outro problema é o limite orçamentário para a utilização dos recursos próprios (os que são captados pela UnB em projetos de pesquisa, por exemplo). Atualmente, embora a Universidade tenha arrecadação própria, não pode utilizá-la, devido ao limite do teto orçamentário, estipulado pelo MEC. “É como ter dinheiro no banco, mas não ter o cartão para sacar”, compara a reitora.

A apresentação de quarta-feira será conduzida pela decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi. “Assim como outras universidades federais, vivemos um momento de dificuldade, portanto, é muito importante que a comunidade esteja ciente de tudo e nos ajude a fazer uma gestão mais eficiente dos recursos”, destaca.