POSSE

Solenidade de transmissão do cargo aconteceu nesta quinta-feira (24)

Márcia Abrahão e Enrique Huelva apresentam novos decanos (Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB)

Após ser empossada no Ministério da Educação, a nova reitora da Universidade de Brasília, Márcia Abrahão, recebeu o cargo do ex-reitor Ivan Camargo. A cerimônia ocorreu na noite desta quinta-feira (24), no auditório 10 do Instituto de Ciências (ICC), campus Darcy Ribeiro. A nova administração superior será responsável pela instituição no quadriênio 2016-2020.

Representando a gestão 2012-2016, estiveram presentes o ex-reitor Ivan Camargo; a ex-vice-reitora Sonia Báo; os decanos Luís Afonso Bermúdez (DAF); Maria Ângela Feitosa (DGP) e Valdir Steinke  (DEX). A solenidade teve ainda a presença de outros dois ex-reitores da UnB: José Geraldo e Roberto Aguiar. O secretário de Educação do GDF, Júlio Gregório Filho, e a ex-deputada distrital Arlete Sampaio também prestigiaram a solenidade.

No início da cerimônia, o ex-reitor Ivan Camargo agradeceu a equipe de decanos, docentes e servidores técnico-administrativos com quem trabalhou nos últimos quatro anos. "Foi uma honra trabalhar com vocês. Testemunhei dedicação e trabalho de todos os servidores". Na sequência, foi lido o termo de transmissão do cargo.

Ivan Camargo passa próxima gestão da UnB a Márcia Abrahão (Foto: Júlio Minasi / Secom UnB)

O primeiro ato da reitora foi a nomeação do vice-reitor Enrique Huelva. Em discurso de posse, Huelva agradeceu as gestões anteriores e destacou o papel da instituição na sociedade. "A Universidade se constitui como projeto de construção de futuro e utopia", disse.

O segundo ato da reitora foi a nomeação dos decanos. Integram a nova administração da UnB: Helena Shimizu, como decana de Pesquisa e Pós-Graduação (DPP); Maria Lucilia dos Santos, no Decanato de Administração (DAF); Cláudia da Conceição Garcia, decana de Ensino de Graduação (DEG); Olgamir Ferreira, decana de Extensão (DEX); André Reis, no Decanato de Assuntos Comunitários (DAC); Cláudia Araújo, decana de Gestão de Pessoas (DGP) e Denise Imbroisi, decana de Planejamento e Orçamento (DPO).

No discurso de posse, a professora agradeceu a gestão anterior e falou sobre os desafios de estar à frente de uma das maiores instituições de ensino do país. "Tenho orgulho de ser ex-aluna da UnB e testemunha de momentos decisivos da Universidade. Entre eles, o de ser a primeira mulher e geóloga eleita reitora da UnB", disse.

(Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB)

Na sequência, ressaltou os temas que permearam a campanha que a elegeu: temática de gênero, diversidade e inclusão. "Projeto de excelência inclusiva, com diálogo para avançar", destacou.

"Vamos criar um ambiente propositivo, participativo e inovador. Como deve ser e como prevê o regulamento interno da UnB. Vivemos um momento extremamente importante para a consolidação da educação como instrumento propulsor do país. Cada universidade tem sua vocação, e a da UnB é a de contribuir para o funcionamento do Brasil. Vamos trabalhar para o país pós-crise", encerrou.

Apresentações musicais realizadas por discentes e docentes da Faculdade de Música da UnB pontuaram a posse.

Confira os perfis dos novos gestores.

Solenidade de transmissão do cargo aconteceu nesta quinta-feira (24)<">