EXCELÊNCIA

Universidade foi premiada em três áreas distintas e recebeu duas menções honrosas

Foto: Secom / UnB

A Universidade de Brasília figura na lista das Instituições de Ensino Superior agraciadas pelo Prêmio Capes de Tese 2016, divulgado no dia 10 de outubro. Três teses receberam prêmio e duas ganharam menção honrosa. A cerimônia de entrega dos prêmios ocorrerá na sede da Capes, em Brasília, em 14 de dezembro. Na mesma ocasião, será informado o resultado do Grande Prêmio Capes de Tese – Edição 2016.

Para o decano de Pesquisa e Pós-Graduação, Jaime Santana,  o prêmio mostra a competitividade da UnB em nível nacional e internacional. "A conquista é de extrema relevância para a ciência e para a divulgação da pesquisa de alta qualidade realizada na pós-graduação".

O professor Bergmann Morais Ribeiro, diretor de pós-graduação do DPP, reitera que o prêmio mostra a qualidade da Universidade. "Traz rótulo de excelência para a UnB". Bergmann também está na lista de premiados, como orientador da tese Genômica, evolução e caracterização funcional de genes de baculovírus, desenvolvida por Daniel Mendes Pereira Ardisson-Araújo, na área Ciências Biológicas I.

TESES – Além do trabalho de Ardisson-Araújo, outras duas teses foram reconhecidas. Edans Flávius de Oliveira Sandes ganhou a condecoração com o estudo Algoritmos paralelos exatos e otimizações para alinhamento de sequências biológicas longas em plataformas de alto desempenho, sob a orientação de Alba Cristina Magalhães Alves de Melo, na área Ciência da Computação. Já o estudante Jair Schmitt, orientado por Fernando Paiva Scardua, levou prêmio na área Ciências Ambientais com a tese Crime sem castigo: a efetividade da fiscalização ambiental para o controle do desmatamento ilegal na Amazônia

Houve também duas menções honrosas. Uma em nome de Sergio Luis Varricchio, que desenvolveu a pesquisa Modelagem e análise de redes elétricas e métodos de redução da ordem de modelos dinâmicos de baixa e alta frequência, no programa de Engenharia Elétrica da UnB. O professor Francisco Damasceno Freitas orientou a tese e Nelson Martins coorientou.

A segunda menção honrosa foi para a doutora Daniela Lopes Gomes, que desenvolveu pesquisa no programa de Nutrição Humana da UnB com o nome Efeitos metabólicos e nutricionais da suplementação proteica em mulheres com reganho de peso após 24 meses de cirurgia bariátrica: um ensaio clínico randomizado. Gomes foi orientada pela professora Kênia Mara Baiocchi De Carvalho.

"É um resultado espetacular porque foi o único trabalho das Engenharias da UnB a ser premiada com menção honrosa", avalia o professor Damasceno Freitas, orientador da tese desenvolvida por Sergio Luis Varricchio. "Disputamos com universidades com conceitos técnicos 5, 6 e 7", continua. Segundo Damasceno, a tese poderá melhorar aplicativos computacionais para redes elétricas e outras aplicações nas engenharias Civil e Mecânica, por exemplo.

PRÊMIO – Criado em 2005, o Prêmio Capes de Tese é constituído pelo Prêmio Capes de Tese e o Grande Prêmio Capes de Tese. O Prêmio consiste em diploma, medalha e bolsa de pós-doutorado nacional de até 12 meses para o autor da tese; auxílio para participação em congresso nacional, para o orientador, no valor de R$ 3 mil; distinção a ser outorgada ao orientador, coorientador e ao programa em que foi defendida a tese; além de passagem aérea e diária para o autor e um dos orientadores da tese premiada para que compareçam à cerimônia de premiação.

O Grande Prêmio consiste em certificado de premiação, troféu e bolsa de pós-doutorado internacional de até 12 meses para o autor da tese; auxílio para uma participação em congresso internacional, para o orientador, no valor de R$ 9 mil; certificado de premiação ao orientador, coorientador e ao programa em que foi defendida a tese; e passagem aérea e diária para o autor e um dos orientadores da tese premiada para que compareçam à cerimônia de premiação.