NOTA DE PESAR

Ocorrido no Rio de Janeiro, crime contra Marielle Franco ganhou repercussão nacional

 

A Universidade de Brasília manifesta profundo pesar e indignação pelos assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Pedro Gomes na noite desta quarta-feira (14), no Rio de Janeiro.

Marielle, uma mulher negra de 38 anos, nasceu e cresceu na favela da Maré, e enfrentou uma série de barreiras – raciais, sociais e de gênero – ao longo da vida. Era uma defensora da causa feminista e dos direitos humanos. Há poucos dias, havia denunciado a violência policial contra a população negra em bairros pobres da capital fluminense.

As circunstâncias desse crime, que matou duas pessoas e calou uma voz importante como a de Marielle, devem ser elucidadas, para que isso não passe impune.

Nós nos solidarizamos com a família, os amigos e os colegas das vítimas e com todos os porta-vozes da defesa dos direitos humanos – direitos que precisam, mais do que nunca, ser reafirmados em nosso país.

Márcia Abrahão Moura
Reitora

Enrique Huelva
Vice-reitor

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.