EXCELÊNCIA

Curso foi o primeiro da Faculdade UnB Gama a receber a nota. Corpo docente e infraestrutura são destaques no relatório da comissão avaliadora

Luiz Felipe Barcelos/Secom UnB

O curso de Bacharelado em Engenharia de Software da Universidade de Brasília recebeu nota 5 – a menção máxima – em avaliação realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). A análise foi realizada entre os dias 9 e 12 de dezembro em visita à Faculdade UnB Gama (FGA). O exame tem o objetivo de reconhecer e examinar as graduações do país.

Criado em 2008, o curso foi o primeiro de Engenharia de Software do Brasil e o primeiro da FGA a receber o conceito máximo na avaliação. Ele também recebeu nota máxima na avaliação do Guia do Estudante 2016.

Para o vice-diretor da FGA, Augusto César Brasil, a nota é um reconhecimento para o campus. A menção máxima foi alcançada após outros três cursos da faculdade chegarem próximo da nota 5 na mesma avaliação. “Foi uma grata surpresa. O sentimento é de orgulho e de segurança de que estamos fazendo o trabalho certo”, aponta.

A comissão avaliou positivamente aspectos da organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial, e infraestrutura. Foram analisados itens como Plano de Desenvolvimento Institucional, Projeto Pedagógico do Curso e Diretrizes Curriculares Nacionais.

O comprometimento do corpo docente, discente e do corpo diretivo e técnico mereceu destaque no relatório de avaliação. Houve ainda referências à infraestrutura da faculdade: “a qualidade dos laboratórios e os consequentes serviços prestados, o acervo bibliográfico do curso e outros espaços usados pelos docentes e discentes (salas de aula, gabinetes de professores)”.

A menção “concretiza o que foi idealizado há 10 anos”, conta o coordenador do curso, Paulo Meirelles. Ele ressalta ainda, entre os diferenciais do curso, a integração com as demais engenharias da FGA (Aeroespacial, Automotiva, Eletrônica e Energia), a base teórica qualificada – todos os ingressos na faculdade cursam um ciclo básico comum, antes de escolherem qual das cinco habilitações seguir – e a localização geográfica privilegiada, uma vez que o Distrito Federal está entre os principais mercados de software do país, o que permite convênios importantes para o curso.

Paulo Meirelles destaca também os projetos e parcerias com os Ministérios das Comunicações, da Defesa, e do Planejamento, com a Presidência da República, e com outras universidades nacionais e internacionais, como o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), principal polo de tecnologia do mundo.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.