ENSINO

Dos 60 cursos da Universidade analisados pelo Guia do Estudante, 34 recebem nota máxima. Outros 21 ganham quatro estrelas

Foto: Luiz Filipe Barcelos/UnB Agência

Mais da metade dos cursos da Universidade de Brasília avaliados pelo Guia do Estudante 2016 receberam a nota máxima no levantamento publicado pela editora Abril. Das 60 graduações analisadas, 59 foram estreladas: 34 com cinco estrelas, 21 com quatro estrelas e quatro cursos com três.

A pesquisa classifica os cursos em bons (3 estrelas), muito bons (4 estrelas) e excelentes (5 estrelas), com base na avaliação de professores e coordenadores de curso.

Para o diretor da Faculdade de Direito da UnB, George Galindo, o bom desempenho se deve à qualidade do corpo docente e discente. "Quase todos os professores do curso de Direito são doutores", observa.

O curso de Direito foi um dos 34 que receberam cinco estrelas no Guia. A publicação busca orientar os estudantes que vão prestar o vestibular, oferecendo informação atualizada sobre cursos e profissões, além de testes vocacionais e dicas de estudo.

Arte: Anna Soares/UnB Agência

A diretora da Faculdade de Ceilândia (FCE), Diana Pinho, reconhece que os resultados positivos da avaliação são frutos do empenho da comunidade acadêmica e do trabalho feito por coordenadores de cursos.

"O reconhecimento reflete o compromisso e o envolvimento dos estudantes, técnicos-administrativos e professores na consolidação do campus de Ceilândia. Os resultados positivos evidenciam a qualidade dos cursos ofertados na FCE e na UnB", aponta.

O Guia também traz ranking das melhores universidades – públicas e privadas – por região. A UnB foi considerada a melhor universidade pública do Centro-Oeste.

Arte: Anna Soares/UnB Agência

"São divulgados como estrelados os cursos que conquistaram três, quatro ou cinco estrelas", explica Lisandra Matias, editora da publicação. "Vale lembrar que, por se tratar de uma pesquisa de opinião, os resultados refletem, sobretudo, a imagem que o curso tem perante a comunidade acadêmica", destaca.

Para a edição 2016, foram avaliados mais de 12 mil cursos em mais de 1,5 mil instituições de ensino superior do país.

OUTROS CURSOS ESTRELADOS

4 estrelas

Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas (Bacharelado - Teatro), Ciências Contábeis, Cinema e Audiovisual, Ciências Ambientais, Educação Física, Enfermagem (Darcy Ribeiro), Engenharia Florestal, Filosofia, Medicina Veterinária, Música, Odontologia, Pedagogia, Tradução, Fisioterapia, Saúde Coletiva, Engenharia de Energia, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica, Agronegócios e Agropecuária, Gestão Ambiental

3 estrelas

Administração Pública, Artes Visuais, Museologia, Enfermagem (Ceilândia)

"Cada parecerista avalia até 20 cursos, por meio de link eletrônico e senha exclusiva. A distribuição das graduações aos avaliadores é feita eletronicamente, por um banco de dados, e de forma aleatória. Cada consultor recebe os cursos da região onde leciona, sendo proibido avaliar cursos da instituição onde trabalha", diz Lisandra.

Entre os critérios avaliados estão qualidade do corpo docente, produção científica, internacionalização, projeto didático-pedagógico e instalações físicas.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.