ADMISSÃO

Aprovados no PAS foram recepcionados com programação cultural. Selecionados por SiSU e VHE devem apresentar-se à Universidade nos dias 6, 7 e 8

Universidade recebe aprovados no PAS para o registro acadêmico. Foto: Beatriz Ferraz/Secom UnB

 

Sorrisos, comemorações, músicas e selfies. Esse é o clima da recepção aos novos estudantes da UnB. Nesta sexta-feira (3), os aprovados em primeira chamada para o primeiro semestre de 2017 pelo Programa de Avaliação Seriada (PAS) começaram a efetivar seus registros como alunos da graduação. O processo continua nos dias 6 e 7 de fevereiro. Para aprovados por meio do SiSU e do Vestibular para cursos que exigem Certificação de Habilidade Específica (VHE), o prazo se estende até a quarta-feira (8).

 

Os calouros devem efetivar seus registros no campus onde é sediado o curso para o qual foram selecionados. Para alunos de cursos diurnos, os documentos devem ser entregues entre 8h e 11h45 ou entre 14h15 e 17h45, nos locais indicados na Agenda do Calouro. Aprovados em cursos noturnos devem registrar-se entre 14h15 e 20h.

 

>> Para saber seu local de registro e a documentação necessária, veja a Agenda do Calouro do PAS, SiSU ou VHE  

Para Vinícius Machado, receber os novos estudantes da Universidade é uma experiência gratificante. Foto: Beatriz Ferraz/Secom UnB

 

RECEPÇÃO – Durante o registro, tutores vestidos com coletes verdes tiraram dúvidas e passaram orientações para alunos e familiares. "Esse primeiro contato é fundamental para o aluno e muito gratificante para o veterano", explica Vinícius Machado, estudante de Geografia.

 

Esta é a segunda vez que ele atua como monitor, e promete participar sempre que possível. "Me sinto muito animado, adoro conhecer gente nova. Em algum momento vou estourar meus créditos de extensão, mas se me aceitarem como voluntário, venho."

 

Além de usufruir do serviço de orientação, os calouros puderam apreciar apresentações musicais e tirar fotos com plaquinhas em um painel preparado pela equipe que coordena a recepção.

 

OS CALOUROS – Giulia Veiga é uma das novas estudantes da Universidade de Brasília. Ela vai cursar Psicologia. "Passei no vestibular para Serviço Social no meio do terceiro ano do ensino médio e foi muito impactante, tive um pouco de dificuldade para me adaptar", diz. Ela conta que durante o semestre cursado teve a chance de observar o trabalho do assistente social em conjunto com a psicologia e percebeu que, na verdade, desejava seguir a outra carreira. "Tive que solicitar o avanço escolar para entrar e achava que não poderia fazer o PAS. Descobri que seria possível no último dia de inscrição e tudo deu certo, estou bem feliz", comemora. 

Giulia Veiga tinha solicitado avanço escolar e mesmo assim pôde fazer as provas. Foto: Beatriz Ferraz/Secom UnB

 

A estudante pretende participar de muitas atividades na UnB e se doar mais do que no período que passou em seu antigo curso. "Quero me dedicar e aprender. Ainda pretendo cursar Serviço Social um dia, mas, por enquanto, já comecei a pôr moedas no cofrinho para abrir uma clínica depois de me formar."

 

O casal de namorados Emanuel Paiva, calouro de Filosofia e Lara Liz, que passou para Administração, viu a notícia da aprovação quando estava no carro, indo conferir o resultado na UnB. "Meu resultado era muito esperado e minha família ficou mais animada do que eu. Tinha uma pressão muito grande porque tenho uma irmã que já estuda aqui", conta Lara.

 

Já para Emanuel, foi um pouco diferente. Ele diz que a família não tinha muita expectativa sobre sua aprovação. "Não era tão certo como a Lara, mas minha mãe ficou muito feliz", relata. "Eles se esforçaram muito e fazem outras atividades juntos. Os dois são musicistas e ela sempre foi diferenciada, muito responsável", afirma o pai de Lara, Robson Heitor, que acompanhou o casal durante o registro.

 

O casal de calouros Emanuel e Lara veio acompanhado do pai da estudante, Robson Heitor. Foto: Beatriz Ferraz/Secom UnB

 

Animados, eles querem se aprofundar e absorver o máximo de conhecimento que puderem. "Espero me tornar uma profissional excelente, ter contato com muitas coisas novas e, claro, não reprovar muito", ressalta Lara. "Quero fazer um pós-doutorado e espero que a UnB me projete para esse nível de pesquisa", planeja Emanuel. 

"A ficha ainda está caindo, estou muito animado", celebra Thiago Martins. Foto: Beatriz Ferraz/Secom UnB

 

AMBIENTAÇÃO FUNDAMENTAL – Thiago Martins entrou para História e já está familiarizado com o espaço da Universidade. "Olhei o resultado na rua, porque achei que não ia conseguir. Quando vi que tinha sido aprovado, vim correndo para a UnB e não havia mais ninguém", conta. Então ele foi para um bar da Asa Norte e encontrou os novos colegas de curso. "Fiz muitas amizades e perguntei sobre as rotinas na UnB. Pretendo me divertir muito e, ao final, ser uma pessoa com um diploma na mão", diz.

 

Thiago estudou em escola pública, se preparou em casa e leu as obras exigidas pelo edital na internet. "Não me preparei tanto, por isso não acreditei quando vi que tinha passado. Minha mãe acreditava muito mais que eu." Depois de formado, ele pretende prestar concurso público.

   

Quem também saiu de uma escola pública para uma universidade federal foi a caloura de Enfermagem Raíysa Livino. Ela veio acompanhada da mãe, Antônia Soares, e do amigo Lucas Dias, que acaba de ser aprovado para Ciências Sociais. "Minha escola era muito boa, me preparou bem. Desde que entrei no ensino médio só ouvia falar de PAS. Eles insistiam muito em como era uma excelente oportunidade", lembra. 

Lucas Dias, Antônia Soares e Rayssa Livino comemoram: o sonho de entrar na UnB virou realidade. Foto: Beatriz Ferraz/Secom UnB

 

A educação das filhas sempre foi prioridade para a mãe de Rayssa, que afirma sempre ter buscado dar apoio e atenção. "Eu não tive a oportunidade na época, então sempre disse para elas agarrarem as chances que tivessem. Estou me formando no segundo grau agora, depois de 21 anos fora da escola. Tenho muito orgulho da minha filha", festeja.

 

Rayssa já foi bolsista de iniciação científica júnior e pretende seguir o mesmo caminho durante a graduação. "Já conversei com veteranos e descobri como funciona. Vou correr atrás, até porque, se não fosse a UnB, eu precisaria trabalhar", afirma. "Para o jovem de baixa renda a pressão é muito grande, porque, se ele não passar, precisa ajudar em casa. Tanto o jovem quanto a família que não têm recursos se preparam muito para viver esse dia", completa a mãe.

  

PRÓXIMA ETAPA – Mesmo em meio a tanta festa, os calouros precisam continuar ligados. Após o registro acadêmico, o próximo compromisso dos ingressantes em primeira chamada é a confirmação das disciplinas oferecidas no sistema Matrícula Web. Informações para acesso ao sistema estão disponíveis no documento de confirmação do registro.

 

A etapa será realizada da 0h do dia 21 de fevereiro às 18h do dia 24 de fevereiro. A inclusão ou retirada de disciplinas só poderá ser realizada na coordenação de curso.

 

>> Clique para saber mais sobre o registro acadêmico

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.