MEMÓRIA

Comunidade compareceu ao descerramento da placa em homenagem à estudante. Jardim Louise Ribeiro servirá como laboratório

Placa em homenagem à estudante Louise Ribeiro é descerrada pela diretora do Instituto de Ciências Biológicas e o pai da aluna
O pai da estudante e a diretora do IB descerraram juntos a placa de homenagem. Cor rosa foi escolhida por ser a favorita de Louise. Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

No início da tarde desta sexta-feira (10), o Instituto de Ciências Biológicas (IB) homenageou a estudante Louise Ribeiro, vítima de feminicídio em 2016. Ela foi assassinada há um ano pelo ex-aluno Vinícius Neres, que aguarda preso o julgamento marcado para 3 de abril.

A cerimônia contou com a presença de familiares, amigos e colegas de Louise. Durante o descerramento da placa, a diretora do IB, Andréa Maranhão, falou sobre a escolha do local em que foi colocada a placa. "Nossa intenção, com a placa na entrada do bloco de salas de aula, é remeter à Louise e colocá-la nos nossos pensamentos, para que isso jamais se repita."

O pai de Louise, Ronald Ribeiro, agradeceu a homenagem e ressaltou que a filha amava a biologia e a UnB. "Quando voltamos do exterior, ela me pediu para se atualizar porque queria estudar Biologia na UnB. Era uma paixão louca pelo que fazia. Espero que todos possam lembrar que precisa haver respeito e que não é não", disse.

Antes da cerimônia de descerramento, a reitora da UnB, Márcia Abrahão, se solidarizou com a família e os amigos de Louise e destacou que a data será sempre um dia de luto para a instituição. "O que aconteceu não foi um crime comum, foi um feminicídio. E é nosso dever, na Universidade, mantermos aceso o debate sobre esse tipo de assunto."

Estudantes chamaram a atenção dos presentes ao se posicionar contra a violência de gênero. Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

O leiaute da placa foi construído em conjunto com a família, amigos e representantes do Centro Acadêmico de Biologia (CABio). "Tudo nessa placa representa a Louise e a frase que usamos era algo que ela tinha tatuado e em que acreditava", acrescentou Andréa.

Algumas estudantes exibiram cartazes para lembrar aos presentes o contexto machista do feminicídio de Louise. "Seguimos a passos lentos, mas a comunidade universitária está muito mais engajada em promover a educação contra a violência de gênero", defendeu a diretora do IB.

OUTRAS HOMENAGENS – O instituto, em conjunto com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e outras unidades, está montando um jardim de longo prazo para homenagear Louise. "Estamos germinando sementes de espécies nativas do cerrado para que o local também seja área de estudo", explicou Andréa Maranhão.

A ideia é que o jardim represente o amor de Louise pela área em que pretendia atuar, servindo também ao propósito de ser um local de experimentos. As plantas que irão ser usadas na construção do projeto também terão a função ornamental, além de arejarem o espaço de convivência do Jardim Louise Ribeiro.