Distinção reconhece os melhores em três grandes áreas do conhecimento

Ganhadores do grande prêmio estudaram HIV, translineamento da Bacia do Paraná e fomento à pesquisa
Ganhadores do grande prêmio se destacaram no tratamento do HIV, no estudo de uma porção da Bacia do Paraná e no estudo de empresas de fomento à pesquisa. Arte: Marcelo Jatobá/Secom UnB

A segunda edição do Prêmio UnB de Dissertação e Tese, cuja cerimônia ocorreu em 16 de novembro no auditório da Faculdade de Tecnologia, contemplou três trabalhos a mais do que a primeira, realizada em agosto. Desta vez, 64 teses e dissertações foram agraciadas pelo concurso que tem como objetivo dar visibilidade ao que é produzido na Universidade de Brasília por seus alunos e professores.

O Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação também deu destaque às melhores teses nas áreas de Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Vida, por meio do Grande Prêmio UnB de Tese.

O trabalho de Marcos Vinícius Pereira Gondim foi o vencedor do Grande Prêmio UnB de Tese Iris Ferrari. Orientado pelo professor Enrique Asgañaraz, do Programa de Pós-Graduação  em Patologia Molecular, o estudo Mecanismos moleculares das proteínas acessórias Nef e Vpu relacionados à patogênese do HIV-1  foi indicado pela Faculdade de Medicina.

Marcos Vinícius considera que o diferencial do estudo foi a pacificação de dúvidas da literatura da área. “O mecanismo das proteínas era alvo de grandes discordâncias. Por ser o primeiro a testá-los em células humanas, consegui uma prova absoluta desse funcionamento”, destaca.

“Com os resultados, estamos no caminho para desenvolver terapias alternativas para o tratamento da infecção por HIV que bloqueiam a interação entre as proteínas dos vírus e das células, possibilitando, assim, menos efeitos colaterais”, afirma o orientador, Enrique.

Júlia Barbosa Curto recebeu o Grande Prêmio UnB de Tese Said Sidki pela tese O lineamento transbrasiliano na Bacia do Paraná: compartimentação crustal do embasamento e reativações fanerozóicas. O estudo foi realizado sob orientação do professor Reinhardt Adolfo Fuck e coorientação da professora Roberta Mary Vidotti, ambos do Programa de Pós-Graduação em Geologia.

O trabalho da doutora é pioneiro por estudar a área norte da Bacia do Paraná e seu encontro com o lineamento transbrasiliano. “A literatura somente tinha dados sobre as áreas centrais e sul dessa bacia”, explica a vencedora.

“Com o estudo da Júlia, financiado pela Petrobras, é possível saber como o translineamento influenciou a bacia e o que pode ser encontrado provavelmente em caso de uma eventual exploração”, completa o professor Fuck.

tese A influência das Redes interorganizacionais e da complementaridade de recursos no desempenho da inovação: um estudo comparativo Brasil-Espanha no setor de pesquisa agropecuária, de Cleidson Nogueira Dias, recebeu o Grande Prêmio UnB de Tese João Cláudio Todorov. O trabalho foi defendido no Programa de Pós-Graduação em Administração, orientado pelo professor Valmir Hoffmann e coorientado pela professora María Martínez-Fernández.

Cleidson explica que a grande inovação do seu trabalho foi comparar os mecanismos de redes de pesquisa em empresas inovadoras similares nos dois países. “Creio que esse reconhecimento de atributos que levam ao sucesso em diferentes contextos podem ser cruciais para o sucesso de captação de recursos, por exemplo. O trabalho ganhou, inclusive, outros dois prêmios”, ressalta o professor Hoffmann. “A comparação é uma técnica cara e custosa, então não encontramos tantos trabalhos nesse sentido, ou não com a qualidade do que o Cleidson fez”, afirma.

Conheça outros trabalhos indicados pelos departamentos e seus respectivos programas de pós-graduação que também foram reconhecidos por esta edição do Prêmio UnB de Dissertação e Tese:

Ciências Humanas - Tese
Ciências Exatas - Tese