COMUNIDADE

Quatro espaços da Universidade recebem, até sábado (22), atividades de iniciação científica e extensão

Foto: Beatriz Ferraz/Secom UnB

Estudantes de escolas do Distrito Federal e da Universidade de Brasília que passaram pelo Centro Comunitário Athos Bulcão na manhã desta terça-feira (18) puderam se deparar com experimentos e curiosidades diversas sobre projetos científicos desenvolvidos na Universidade. Um carro diferente, experimentos interativos da Física e da Robótica, um espaço com coleções de insetos e outros animais inusitados, um planetário móvel e vários estandes e banners ocupam o local durante a 13ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que teve início na última segunda (17).

Até o dia 20 de outubro, 25 estandes fixos e 300 trabalhos de iniciação científica e de extensão da UnB, em forma de banners, estarão disponíveis para a visitação do público entre as 8h e as 18h. Além do Centro Comunitário, a Faculdade de Medicina e Ciências da Saúde têm atividades até sexta-feira (21), das 8h às 17h. A programação inclui ainda a inauguração, na quinta-feira (20), do Observatório Luís Cruls, do Museu de Ciência e Tecnologia, na Fazenda Água Limpa, com continuidade das atividades no local até dia 22, das 10h às 16h.

Ciência alimentando o Brasil é tema da edição, que na UnB é realizada em parceria com a RedeCIÊNCIA. “O evento é importante para difundirmos tudo aquilo que fazemos de ciência e tecnologia na Universidade. É um momento de integração dos projetos”, alegou o decano de Extensão, Valdir Steinke, que acompanhou as atividades.

Veículo criado por estudantes dos cursos de Engenharia Eletrônica e de Automação atrai a curiosidade do público. Foto: Beatriz Ferraz/Secom UnB

Já nos primeiros dias do evento, muita gente circulou no Centro Comunitário para conhecer um pouco mais sobre as produções acadêmicas. Cada estande, a seu modo, buscou inovar com algo que atraísse a atenção do público. Foi o caso do grupo UnBaja, que expôs um veículo off road desenvolvido por estudantes dos cursos de Engenharias Eletrônica e Automotiva da Faculdade do Gama.

O projeto foi criado em 2013 com o intuito de participarem da competição nacional Baja Sae, que reúne estudantes de Engenharia de várias partes do país para estimulá-los a colocarem seus conhecimentos em prática na concepção de projetos automotivos.

A UnBaja alcançou o 9º lugar na competição em 2015 e fará sua segunda participação neste ano, em novembro, na cidade de Camaçari, na Bahia. “O projeto desse ano aproveitou alguns elementos do feito no ano passado, como a estrutura, transmissão e motor, e reformulamos toda a parte de direção, suspensão e freio para melhora do desempenho”, explica o estudante do curso de Engenharia Automotiva Felipe Soares. O resultado é um carro diferenciado, para apenas um passageiro, sem para-lamas, com motor refrigerado a ar e 10 cavalos.

Alunos de escolas do Distrito Federal visitam estande do projeto Bio na Rua. Foto: Beatriz Ferraz/Secom UnB

CRIATIVIDADE – Enquanto a tecnologia foi o atrativo em vários dos estandes ali montados, em outro, foram animais diferentes daqueles que vemos no dia a dia. O projeto Bio na Rua aliou ensino e diversão trazendo algumas espécies como a jiboia e a caranguejeira, além de coleções de insetos e aracnídeos, para que a comunidade pudesse conhecer mais de perto. Ensinar a Biologia na prática é a proposta da iniciativa, que tem sua terceira participação na SNCT. “Nós percebemos que o ensino dessa área é muito restrito a questões teóricas e queríamos trazer um enfoque em Zoologia, porque é a área mais difícil para os alunos. É legal que eles tenham esse tipo de contato justamente para estimular o interesse”, afirma o estudante de Biologia e integrante do projeto, Arthur Lima.

O espaço do Museu de Ciência e Tecnologia também apostou na interatividade com o público como estratégia para disseminar o conhecimento. No estande, experimentos diversos como o tangram – quebra-cabeça chinês que forma figuras geométricas –, o efeito giroscópio, que explica como a bicicleta ou a moto não caem quando estão em movimento, e a bobina de tesla foram disputados pelos que ali passavam. Logo ao lado, um planetário móvel também foi montado para projetar imagens do céu, dos planetas do sistema solar e galáxias, em sessões com duração de 20 minutos.

Luiz Gustavo de Sousa, estudante de 9º ano em uma escola pública do Distrito Federal, gostou do que viu. “Achei interessante, porque a gente não vê isso normalmente. É massa porque atiça nossa curiosidade. Achei os experimentos muito legais”.

Vice-reitora Sônia Báo foi conferir os trabalhos dos estudantes da UnB no evento. Foto: Beatriz Ferraz/Secom UnB

A vice-reitora da UnB Sônia Báo visitou a mostra de trabalhos e estandes e avaliou como positiva a organização do evento, que conta com projetos já consolidados no ambiente acadêmico. “A UnB é a maior e talvez uma das principais instituições de produção de conhecimento, ciência, tecnologia e inovação do Distrito Federal. Isso faz parte da nossa missão”, pontuou.

LANÇAMENTO – A abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia ocorreu na noite de segunda-feira (17), em cerimônia no Planetário de Brasília. Na ocasião, houve a inauguração do foguete VBS-30, que ficará permanentemente exposto no local. Estiveram presentes o governador Rodrigo Rollemberg; o decano de Pesquisa e Pós-Graduação da UnB, Jaime Martins de Santana; o presidente da Agência Espacial Brasileira, José Braga Coelho; o presidente da Federação das Indústrias de Brasília (Fibra), Jamal Bittar; e o secretário adjunto de Ciência, Tecnologia e Inovação, da Casa Civil do Distrito Federal, Marcelo Aguiar.