EXPERIÊNCIA

Iniciativa promovida por Programas de Educação Tutorial de diferentes cursos da UnB visa auxiliar jovens na escolha do curso superior

Universitário por um dia: Grupo de alunos do 3º ano do ensino médio visita o campus Darcy Ribeiro. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

Nos campi da Universidade de Brasília transitam todos os dias centenas de pessoas habituadas à rotina acadêmica. O conhecimento sobre siglas e endereços, funcionamento da Biblioteca ou do cardápio do RU já faz parte do dia a dia de muitos, mas para visitantes de primeira viagem cada trivialidade é um universo novo.

Nesta quarta-feira (6), cerca de 50 alunos de ensino médio do Instituto Federal de Goiás (IFG), na cidade goiana de Uruaçu – a 200 km de Brasília –, viveram a experiência de serem universitários por um dia.

A recepção foi organizada por integrantes dos Programas de Educação Tutorial (PET) de quatro diferentes cursos da UnB: Ciência da Computação, Engenharia Civil, Física e Matemática, áreas afins ao trabalho desenvolvido no IFG campus Uruaçu, que integra cursos técnicos ao ensino médio.

O objetivo da programação, que teve atividades durante todo o dia, era apresentar o ambiente do campus Darcy Ribeiro aos jovens e dar elementos para auxiliá-los na escolha da futura profissão.

Após assistirem a palestra do chefe do Departamento de Matemática (MAT) da UnB, professor Ricardo Ruviaro, sobre os desafios de ser um universitário no século XXI, os estudantes almoçaram no Restaurante Universitário e aprenderam mais sobre as outras áreas envolvidas na organização do Universitário por um dia.

Estudante do curso técnico em Edificações no IFG, Débora Santos vê na graduação em Engenharia Ambiental o próximo passo para sua formação. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

INTERESSES Os alunos mostraram estar atentos ao futuro profissional. Débora Santos, de 17 anos, quer cursar Engenharia Ambiental.

“Tenho muita afinidade com as disciplinas das exatas, como matemática e física”, diz a estudante do curso técnico em Edificações. “A Engenharia é o próximo degrau na minha carreira profissional.”

Victor Gonçalves está no último ano do curso técnico em Informática e pretende se tornar estudante da UnB. O jovem de 17 anos quer cursar Engenharia de Softwares. “O curso técnico me dá boa base para escolher a graduação”, afirma.

Na volta à cidade goiana, os estudantes levaram na bagagem uma pequena experiência sobre o cotidiano da Universidade, esperando pelo dia em que terão a oportunidade de vivenciá-lo todos os dias.