COMUNIDADE

Movimento tem como pauta principal realização de encontro entre administração superior da Universidade, MEC e Comissão de Direitos Humanos da Câmara

Estudantes ocupam rampas do prédio da Reitoria, no campus Darcy Ribeiro. Foto: André Gomes/Secom UnB

Após deliberação em ato público na manhã desta quinta-feira (12), grupo de estudantes universitários caminhou desde o ICC até a Reitoria, no campus Darcy Ribeiro, e ocupou o principal prédio administrativo da UnB. A ocupação teve início às 13h30.

Os discentes solicitam a realização de encontro público entre a administração superior da UnB, a comunidade universitária, o Ministério da Educação (MEC) e a Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados para esclarecimento sobre os dados orçamentários da Universidade de Brasília apresentados pela instituição e a posição do MEC a respeito.

Para superar o atual cenário de déficit orçamentário, a administração da Universidade propõe como forma de contenção de gastos a redução de contratos de empresas prestadoras de serviços, o encerramento de contratos de estágios custeados pela administração central da Universidade e mudanças na política de subsídios concedidos no Restaurante Universitário.

Após a ocupação do prédio, representantes do gabinete da Reitoria e decanos da UnB estiveram reunidos com manifestantes e se colocaram à disposição para participar do encontro público.

"A pauta dos estudantes é a busca por esclarecimentos acerca das informações divulgadas pela Universidade e pelo MEC, mas como o movimento é composto por várias vozes, percebemos que os entendimentos entre eles ainda estão em consolidação", diz o chefe de gabinete da Reitoria, Paulo César Marques, que esteve em conversação com os estudantes no início da tarde.

“Temos todo interesse em prestar os esclarecimentos solicitados, mas isso não vai mudar a realidade. Vamos continuar com orçamento limitado e precisando reduzir custos”, destaca. De acordo com documento elaborado por estudantes que foram ao MEC na última terça-feira (10), a Comissão de Direitos Humanos da Câmara é a entidade responsável por articular o encontro público.

A expectativa é de que o evento ocorra nesta segunda-feira (16), mas ainda não há confirmação. Em ato público, o grupo de estudantes que está no prédio da Reitoria decidiu manter a ocupação até a realização do encontro.