LUTO

Luiz Fernando Victor, que lecionou no Departamento de Administração, era um dos pioneiros da Universidade. Regina Vinhaes Gracindo era pedagoga e foi laureada Cidadã Honorária de Brasília

Nessa quinta-feira (19), a Universidade de Brasília (UnB) perdeu dois professores. O mineiro Luiz Fernando Victor, docente do curso de Administração, era amigo de Darcy Ribeiro e foi, junto com ele, um dos fundadores da UnB.

Membro do partido comunista, Victor foi um dos 15 docentes demitidos, em 1965, durante a ditadura militar, pelo então reitor Laerte Ramos, episódio que motivou o pedido de demissão de 223 dos 305 professores da Universidade como ato de protesto. Mais recentemente, prestou depoimentos sobre o que viveu no campus à Comissão Anísio Teixeira de Memória e Verdade, criada em 2012 para apurar violações de direitos humanos ocorridas entre 1964 e 1988, em cooperação com a Comissão Nacional da Verdade.

Regina Vinhaes Gracindo, que recebeu o título de Cidadã Honorária de Brasília em reconhecimento à sua luta pela causa educacional, era pedagoga, mestre e doutora em Educação. Lecionou na Faculdade de Educação (FE) da UnB e atuou no Departamento de Planejamento e Administração até 2013. (Veja homenagem da FE)

Foi secretária de Educação do Governo do Distrito Federal durante o mandato de Agnelo Queiroz, exerceu o cargo de conselheira da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação durante o governo Lula, e foi dirigente de entidades científicas da educação, como a Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae) e a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd).