CIÊNCIA E INOVAÇÃO

Trata-se do primeiro estado a utilizar a ferramenta para aprimoramento da eficiência na administração pública, já empregada em órgãos federais

Grupo Projectum apresentou o método Dimensionamento da Força de Trabalho (DFT) a servidores da Secretaria da Administração de Goiás. Estado é o primeiro a adotar ferramenta de aumento da eficiência desenvolvido na UnB. Foto: Sead/GO

 

O governo de Goiás anunciou no início de 2024 que vai aplicar o Dimensionamento da Força de Trabalho (DFT) na administração pública estadual. O DFT é um método desenvolvido na Universidade de Brasília para aumentar a eficiência do serviço público por meio da estimativa do quantitativo ideal de pessoas para realizar um trabalho, considerando ainda contextos e características dos trabalhadores.

 

Chancelado pelo poder público, o modelo já é empregado em mais de vinte órgãos da esfera federal. Goiás tornou-se o primeiro estado da federação a adotar o DFT. Os professores André Serrano, da Faculdade de Tecnologia (FT), e Pedro Menezes, da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (Face), coordenam o projeto, apresentado à comunidade nesta reportagem da Secom, em 2022.

 

Junto à Secretaria de Estado da Administração (Sead) do Governo de Goiás, o programa terá duração prevista de 19 meses. O plano é aplicar o DFT em 42 unidades administrativas de órgãos públicos do estado. “Nosso objetivo nesse primeiro momento será avaliar quantas pessoas são necessárias para garantir a boa prestação do serviço público. Queremos aprimorar a gestão de pessoas com mais transparência e mais eficiência na prestação do serviço ao cidadão”, afirma o subsecretário de Gestão de Pessoas da Sead, Alexandre Demartini.

André Serrano, docente da Faculdade de Tecnologia da UnB, idealizou projeto para gerar economicidade à Administração Pública Federal. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

“Trata-se de uma mudança de cultura, em que é necessário alterar o paradigma da máquina pública. O Estado precisa aprimorar e comprovar à sociedade que seu trabalho é eficiente. O que vamos implantar, começando pela Sead, será a partir de modelos integrativos matemáticos, econômicos e psicológicos, elaborados pelos nossos pesquisadores. Com isso vamos desenvolver metodologias e tecnologias com vistas à eficiência e efetividade da gestão de organizações e de pessoas da administração pública goiana”, prevê o professor André Serrano.

 

A gestão do DFT e das ferramentas associadas é feita pela equipe do grupo Projectum, do qual participam mais de 100 estudantes e pesquisadores de diversas unidades acadêmicas da Universidade de Brasília. O trabalho prossegue, no intuito de aperfeiçoar continuamente os parâmetros de eficiência para a administração pública no tocante a alocação de pessoal e controle de gastos. Instituições que possuam interesse em aderir ou conhecer detalhes do DFT podem entrar em contato pelos canais abaixo.

 

- André Luiz Marques Serrano - Engenharia de Produção - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- Pedro Paulo Menezes - Departamento de Administração - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- Patrícia Missel - Contato para projetos de pesquisa - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Site do grupo: grupoprojectum.com.br

 

*com informações da Secretaria da Administração do Governo de Goiás.

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.