EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Processo contempla vagas em seis grandes áreas e dispõe de sistema de cotas para grupos específicos. Inscrições vão até 14 de janeiro

Estudantes da UnB e de instituições conveniadas podem concorrer às vagas disponíveis, com áreas de atuação relacionadas a 33 cursos. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

A Universidade de Brasília lançou edital unificado para contratação de estagiários que irão atuar na instituição. Divulgadas pela Coordenadoria de Estágio do Decanato de Gestão de Pessoas (Coest/DGP), as oportunidades são para as áreas de Administração, Ciência da Informação, Ciências Humanas, Comunicação, Psicologia e Tecnologia da Informação em toda a UnB e abrangem 33 cursos.

As inscrições vão até 14 de janeiro e devem ser feitas por meio de preenchimento de formulário eletrônico e entrega da seguinte documentação, em formato PDF, para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.: cópia do documento de identificação, comprovante de matrícula e histórico com disciplinas matriculadas no período atual. No assunto do e-mail, deve constar a descrição "Inscrição - Edital 37/2023".

>> Confira o edital

Podem se candidatar discentes matriculados regularmente nos cursos da UnB ou em instituições conveniadas à Universidade. Há reserva de 30% das vagas para pessoas negras, 10% para pessoas com deficiência, 2% para pessoas travestis e transexuais e 1% para indígenas.

As bolsas-auxílio são de R$787,98 para vagas de estágio de 20 horas semanais e R$1.125,69 para aquelas de 30 horas semanais. É disponibilizado, ainda, auxílio-transporte de R$10 por dia, independentemente da carga horária.

Desta vez, para dar celeridade à contratação nas unidades, os candidatos passarão apenas por etapa de avaliação de currículo, sendo pontuados de zero a dez. “Nós estamos selecionando pessoas bem qualificadas. A avaliação pelo processo seletivo faz um filtro muito bom [dos candidatos]”, destaca a supervisora de estágio e coordenadora substituta da Coest, Letícia Oliveira.

O cronograma de avaliação com o prazo para envio dos currículos e para conclusão do processo será divulgado no dia 24 de janeiro. Os currículos deverão ser encaminhados para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

O resultado final da seleção estará disponível na página www.estagio.unb.br. No site também será possível acompanhar as convocações, que serão realizadas de acordo com as ofertas de vagas.

Após convocado, o candidato tem o prazo de cinco dias úteis para assinar o Termo de Compromisso de Estágio. A não assinatura neste período implica a convocação do próximo candidato na ordem da lista de aprovados para ocupação da vaga. O contrato de estágio tem duração de um ano, podendo ser prorrogado por até dois.

IMPLEMENTAÇÃO – A UnB passou a adotar a seleção unificada de estagiários, com reserva de vagas, em janeiro de 2023, em conformidade com a Instrução Normativa nº 213/2019, do Ministério da Economia (ME), e a Resolução nº 40/2021, do Conselho de Administração (CAD).

Desde então, os editais lançados têm passado por aprimoramentos. “É um processo que a gente tem sempre que verificar os erros e ir melhorando. Mas, temos recebido retorno positivo dos departamentos”, avalia Letícia Oliveira sobre a seleção.