DIREITOS HUMANOS

Na reunião também houve apresentação de dois relatórios prévios: sobre as políticas de combate à violência e de envelhecimento saudável

As juradas vão elaborar o edital e conduzir o processo de seleção dos projetos candidatos aos prêmios Anísio Teixeira e Mireya Suárez 2023. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

A Câmara de Direitos Humanos (CDH) definiu o júri que vai elaborar edital e conduzir o processo para admitir, apreciar e selecionar as iniciativas candidatas ao Prêmio Anísio Teixeira e ao Prêmio Mireya Suárez 2023. O encontro ocorreu nesta segunda-feira (11), no Salão de Atos da Reitoria.

Foram escolhidas três juradas. A secretária de Comunicação, Mônica Nogueira, continua sendo parte do júri. Ela havia participado na edição anterior. A professora do Departamento de Serviço Social Nair Bicalho de Sousa também foi indicada. A docente é coordenadora do projeto de extensão Estudar em Paz – Mediação de conflitos no contexto escolar. A iniciativa venceu a categoria Educação Básica do Prêmio Mireya Suárez de Direitos Humanos 2022.

A terceira a compor o júri é a professora da Faculdade de Direito Ela Wiecko. A docente informou que esta foi a última reunião da qual participou como membro titular da CDH, uma vez que está em vias de se aposentar. Ela disse que pretende continuar atuando na UnB como colaboradora e foi convidada pela Câmara a ser jurada dos prêmios.

“Desde que assumi a reitoria, tenho tido o prazer de ter a colaboração da senhora em várias áreas, principalmente, na Política de Direitos Humanos, na criação da Câmara, nos prêmios, nas comissões. Agradeço imensamente, desejo que seja muito feliz na aposentadoria. Vai ser uma honra tê-la aqui, como nossa convidada na CDH”, disse a reitora Márcia Abrahão.

Na reunião, houve ainda a apresentação de relatórios preliminares de ações institucionais para acompanhamento pela CDH. Uma sobre o fluxo processual da Política de Prevenção e Combate ao Assédio Moral, Sexual, Discriminações e Outras Violências e outra sobre a implementação da Política do Envelhecer Saudável, Participativo e Cidadão (PESPC). Os membros da Câmara puderam dar sugestões para o aperfeiçoamento de ambos os documentos.

COMBATE À VIOLÊNCIA – A secretária dos Direitos Humanos, Deborah Santos, detalhou, no relatório para acompanhamento da Câmara, como o fluxo de atendimento das denúncias de violência na UnB – assédio moral, sexual e discriminações – está sendo desenvolvido. A secretária destacou a criação de núcleos de direitos humanos nas unidades acadêmicas e administrativas e a capacitação de servidores sobre o tema.

A secretária de Direitos Humanos, Deborah Santos, apresentou o relatório preliminar do fluxo processual da Política de Prevenção e Combate ao Assédio Moral, Sexual, Discriminações e Outras Violências. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

“Às vezes, as unidades acadêmicas e administrativas se sentem muito perdidas no próprio atendimento ou acolhimento. Por isso, a gente poderia ter uma pessoa em um núcleo capacitado para acompanhar e passar aos gestores uma maior tranquilidade no recebimento de denúncias”, explicou a secretária.

ENVELHECER SAUDÁVEL – A professora da Faculdade de Comunicação Elen Geraldes apresentou o relatório preliminar para a implementação da PESPC. Dentro do planejamento estratégico pensado até o momento, ficou estabelecida como principal finalidade a contribuição para que a UnB se torne referência no reconhecimento e integração de pessoas idosas em ensino, pesquisa, extensão e administração.

No diagnóstico feito previamente, notou-se que informações sobre pessoas idosas estão diluídas entre outras informações da UnB. Elen Geraldes enfatizou como um dos principais objetivos a garantia da visão positiva sobre o processo de envelhecimento e a colaboração em ações protagonizadas por pessoas idosas.

“O envelhecimento é uma conquista individual e social, diferentemente de uma visão do envelhecimento como uma perda, um sofrimento. Há problemas no envelhecimento, mas há problemas na infância, por exemplo, na adolescência, na idade adulta. Esse é o aspecto de conquista que está presente na política que a Comissão quer valorizar”, afirmou Geraldes.