PATRIMÔNIO

União doou à Universidade de Brasília espaço onde funciona o HUB há 50 anos

A partir de agora, terrenos ocupados pelo Hospital Universitário pertencem formalmente à Universidade de Brasília. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

 

A histórica demanda pela regularização do espaço ocupado pelo Hospital Universitário de Brasília (HUB), na Asa Norte, chegou ao fim nesta segunda-feira (30). Foi publicada no Diário Oficial da União a doação dos imóveis da União à Universidade de Brasília. São os terrenos ocupados pelo Hospital desde 1972, com área total de 84.519,40 m², localizados no Módulo H e parte do Módulo G, da Quadra 604, e os lotes B, C, D e H, da Quadra 605, da Asa Norte. Os lotes E, F e G, também na 605, foram regularizados em dezembro de 2022. Ao total, são oito lotes doados à Universidade, que compreendem toda a área do HUB.

A reitora Márcia Abrahão comemora a resolução de “uma pendência de décadas” e planeja inaugurar em breve um novo prédio no local. “Ainda neste ano, vai estar em pleno funcionamento a Unidade da Criança e do Adolescente do HUB, que vai oferecer atendimento para a população do Distrito Federal e contribuir para a formação de novos profissionais. É uma alegria fazer isso com tudo regularizado.”

A superintendente do HUB, Elza Noronha, ressalta que a regularização do terreno é um importante passo para a ocupação ordenada do espaço e organização das áreas públicas que serão traduzidas na elaboração do Plano Diretor Físico Hospitalar do HUB-UnB. "O nosso sentimento é de fortalecimento e reconhecimento da parceria com a UnB e com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) no cumprimento da missão institucional", avalia.

Unidade da Criança e do Adolescente do HUB deve ficar pronta em 2023. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

 

O servidor da Secretaria de Patrimônio Imobiliário da UnB Pedro Veloso conta que a Universidade e a Secretaria do Patrimônio da União (SPU) mantiveram um diálogo constante para vencer as burocracias e efetivar a regularização fundiária.

“Foi um processo longo e intenso, que começou em 2007. No final de 2022, conseguimos regularizar três dos oito lotes que foram doados. Com essa publicação no Diário Oficial, a UnB passa a ter formalmente toda a área do Hospital.”

A secretária de Patrimônio Imobiliário da UnB, Dioney Brito, explica que, mesmo a Ebserh sendo responsável pela administração do HUB desde 2013, cabe à UnB administrar, guardar, zelar, fiscalizar e controlar os imóveis. “Recebemos essa doação com muita alegria. O HUB é um orgulho para nossa Universidade e faz um trabalho fundamental para todo o Distrito Federal. Vamos continuar zelando para mantê-lo em excelentes condições”, garante.

 

Leia também:

>> Docentes da Faculdade de Direito integram Comissão de Anistia

>> UnB celebra visibilidade trans

>> Nova gestão do ICH toma posse para quadriênio 2023-2026

>> Após 50 anos, Departamento de Geografia recebe reforma no subsolo do ICC

>> Administração Superior conversa com servidores da Biblioteca Central

>> UnB e Agence Universitaire de Francophonie estudam parceria

>> Programas de assistência estudantil da UnB estão com inscrições abertas

>> Ana Flávia Magalhães Pinto é a nova diretora-geral do Arquivo Nacional

>> Estudantes da UnB e de instituição da Dinamarca buscam soluções sustentáveis para Brasília

>> UnB sedia INCT com foco em mulheres pesquisadoras

>> Reitora ouve demandas do Instituto de Ciências Exatas

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.