SOLENIDADE

Gestão dos professores Edson da Silva e Paulo Gomes pretende valorizar os índices acadêmicos e a extensão universitária

Edson da Silva criou e coordena, no Departamento de Engenharia Mecânica da UnB, o Grupo de Pesquisa em Materiais Inteligentes (Gmati). Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

 

No auditório que estampa o nome de seu fundador, Roberto Salmeron, a Faculdade de Tecnologia (FT) da UnB empossou a nova direção para o quadriênio 2022–2026. A cerimônia de condução dos professores Edson Paulo da Silva e Paulo Celso dos Reis Gomes aos cargos de diretor e vice-diretor, respectivamente, ocorreu na manhã desta quarta-feira (1º).

 

“Temos convicção de que não faltará apoio para continuar a FT”, ressaltou o novo diretor. Ele comentou ter assumido o “maior desafio que a gestão enfrentará”: elevar os índices acadêmicos dos cursos de graduação e pós-graduação. Edson da Silva, doutor em Ciências da Engenharia pela Universidade Técnica de Berlim e mestre em Sistemas Mecânicos pela Universidade de Brasília, é professor na UnB desde 2002. Além de fundador, ele coordena, no Departamento de Engenharia Mecânica da UnB, o Grupo de Pesquisa em Materiais Inteligentes (Gmati). Em sua fala, agradeceu ao apoio recebido durante a campanha e enfatizou os feitos da gestão anterior.

Paulo Gomes é coordenador do Laboratório de Segurança Ambiental da Faculdade de Tecnologia da UnB desde 2000 e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho desde 1999. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

 

Paulo Gomes, agora vice-diretor, reiterou a importância da extensão universitária, levando em consideração sua atuação social, como no Movimento Sem Terra (MST). “Não adianta a gente ter tecnologia e inovação e isso ficar aqui dentro”, destacou. Ele é doutor em Desenvolvimento Sustentável pela UnB e é professor adjunto da FT desde 1998. Esteve à frente do Laboratório de Segurança Ambiental da Faculdade de Tecnologia da UnB desde 2000 e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, na Faculdade de Tecnologia da UnB, desde 1999.

 

Vice-diretor entre 2014 e 2018, e diretor de 2018 a 2022, o professor Márcio Muniz despediu-se do cargo relembrando as conquistas em seu mandato. “Foi um período em que a FT cresceu muito.” Diversas obras foram realizadas neste período, como o projeto de eficiência energética na Faculdade de Tecnologia e o mapeamento e reforma de 17 prédios da Universidade de Brasília. Foi durante o quadriênio de sua direção que a FT teve o seu Regimento Jurídico aprovado, além de implementar o Colegiado de Extensão.

 

A reitora da UnB, Márcia Abrahão, parabenizou a gestão de Márcio Muniz e Alexandre Romariz – antigo vice-diretor –, enfatizando a parceria e o bom entendimento entre as partes. “Não poderíamos ter avançado tanto se não tivéssemos a FT”, reiterou. Ela também desejou um excelente mandato para os novos diretores, e concordou com o professor Edson da Silva sobre elevar os índices de avaliação acadêmica.

 

A solenidade contou com a presença de diversos diretores e ex-diretores de departamentos e institutos, decanos e docentes, além do prefeito da UnB, Valdeci Reis. Familiares, amigos e alunos dos cursos de graduação da Faculdade de Tecnologia também prestigiaram a posse.

 

*estagiário de Jornalismo na Secom/UnB.

 

Leia também:

>> UnB oferece pilates para idosos

>> Inscreva-se na 74ª Reunião Anual da SBPC e ganhe um brinde exclusivo

>> Reitora inaugura UnB Cerrado e Polo de Extensão na Chapada dos Veadeiros

>> Programa Ciência é 10! qualifica professores para o ensino de ciências nas escolas

>> UnB se prepara para receber estudantes em presencialidade integral

>> Universidade lamenta a morte do emérito Antônio Augusto Cançado Trindade

>> Especialista da UnB analisa aumento de casos de dengue no Distrito Federal

>> Obras de arte em diferentes formatos podem ser conferidas no campus Darcy Ribeiro

>> UnB instala Câmara de Direitos Humanos

>> Pesquisa cataloga móveis da UnB desenhados por Sérgio Rodrigues

>> Primeiro aluno surdocego ingressa em mestrado da Universidade de Brasília

>> UnB e Exército assinam aditivo de cooperação para serviços gráficos

>> Semana Universitária será presencial e começa em agosto

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> Funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.