#8M

Em evento da agenda especial de março, cientistas e gestoras da comunidade acadêmica combatem o estereótipo da super mulher e frisam a necessidade de rever sobrecargas

Pesquisadoras de diferentes áreas do conhecimento participaram da mesa-redonda sobre os desafios e perspectivas das mulheres na ciência: Aletéia Araújo, Juliana Lott, Márcia Abrahão, Maria Emília Walter e Maria Fernanda Derntl. Imagem: Reprodução UnBTV

 

Aconteceu nesta quinta-feira (24) a mesa-redonda UnB, mulheres e ciência: desafios e perspectivas. Transmitido pelo canal da UnBTV no YouTube, o evento faz parte da programação do mês da mulher. Participaram a reitora Márcia Abrahão e as professoras Aletéia Araújo, do Departamento de Ciência da Computação, Juliana Lott, da Faculdade de Medicina, e Maria Fernanda Derntl, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.

A decana de Pesquisa e Inovação Maria Emília Walter mediou o debate. “O objetivo é trazer o olhar delas sobre a atuação das mulheres na universidade e reflexões sobre ser acadêmica, cientista e gestora na UnB”, disse. Cada uma das professoras contou um pouco sobre sua vida e experiência acadêmica, seus desafios e expectativas para o futuro.

“Além da Aletéia do Lattes, tem a Aletéia mãe, esposa, filha e irmã”, observa a professora de computação. Com a pandemia, ela conta que teve que se virar como professora dos filhos e cuidar de casa. De um dia para o outro, ela ainda aprendeu a fazer vídeos para a internet.

“As mulheres não são multitarefa, apenas têm trabalhado mais e por isso estão adoecendo. A gente precisa quebrar estereótipos. Vamos dividir as tarefas de casa e reduzir a culpa. Não precisamos dar conta de tudo.”

Em seu segundo mandato, Márcia Abrahão foi a primeira mulher a assumir o cargo de reitora na UnB: “Ainda temos que avançar”. Imagem: Reprodução UnBTV

 

Aletéia é uma das criadoras do projeto de extensão Meninas.comp que busca estimular a participação das mulheres na área da computação.

A bióloga Juliana Lott, professora na Universidade de Brasília desde 2019, considera que a participação das mulheres na ciência “é muito natural na UnB”. “Vejo muitas figuras nas quais posso me espelhar e me sinto muito abençoada por isso.” Apesar dos avanços e da maior presença feminina na academia, Juliana lembra que a maioria dos bolsistas de produtividade do CNPq ainda são homens.

A arquiteta Maria Fernanda Derntl mostrou a conquista de espaço das mulheres na UnB e no campo da arquitetura ao longo da história. “Lina Bo Bardi, ao se formar, ouviu de seu professor que uma moça tão bonita como ela terminaria se casando e acabaria não exercendo a arquitetura”, contou.

A reitora Márcia Abrahão apontou que há atualmente 74 universidades federais e apenas 14 reitoras. Márcia Abrahão é geóloga e leciona há quase três décadas, sendo a primeira mulher a assumir o cargo de reitora na UnB. “Vamos criar um portfólio com todas as iniciativas realizadas nas universidades voltadas para as mulheres e avançar ainda mais”, disse, confiante.  

 

Leia também:

>> Biblioteca Central reabre espaços de estudo para o público externo a partir de 28 de março

>> UnB está presente na quarta edição da Campus Party Brasília

>> UnB e Escola Superior de Defesa discutem cooperação acadêmica

>> Universidade assina contrato para construção do Centro de Biotecnologia Molecular (C-Biotech)

>> Reitoras destacam seguram no retorno às atividades presenciais

>> Consuni aprova título de Honoris Causa para Sueli Carneiro

>> CDT recebe selo de reconhecimento pela capacidade de prospecção de novos negócios

>> Livro organizado por pesquisadoras da UnB aborda violência contra as mulheres nas universidades

>> 70% das empresas juniores da UnB são comandadas por mulheres

>> Site reúne informações sobre acesso à graduação na UnB

>> Universidade divulga calendário com datas dos próximos processos seletivos

>> UnB amplia orçamento de unidades acadêmicas e administrativas

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> Nova funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.

Palavras-chave